Webinar com Paulo Castellari ressalta as conquistas do ano de 2020

23 de dezembro de 2020
Por Agência Lúmen
WEBINAR-FIM-DE-ANO

“O ideal seria nos encontrarmos presencialmente, no entanto, não podemos baixar a guarda agora diante da COVID-19. Apesar de todos os desafios, certamente, esse foi o nosso ano. Por tudo o que conseguimos fazer de maneira integrada, por todo o avanço na MVV, sempre com foco, resiliência, ética e responsabilidade”.

CEO da Appian Brazil, Paulo Castellari (Foto: Reprodução)

Foi assim que o CEO do Grupo Appian Brazil, Paulo Castellari, abriu o webinar realizado nesta quarta-feira (23), o último do ano, que reuniu empregados dos dois ativos: a MVV, de Alagoas, e a Atlantic Nickel , da Bahia.

Além do avanço superior a 90% nas obras de implantação do Projeto Serrote , ele destacou os 7 embarques bem sucedidos realizados pela Atlantic Nickel, todos eles realizado com o pano de fundo da Segurança, nosso principaal valor.

Silvio Lima, diretor de Assuntos Corporativos, Pessoas e Saúde, Segurança e Meio Ambiente da Appian Brazil, em sua fala, destacou a ocorrência de 10 incidentes nos ativos da Appian Brazil (MVV e Atlantic Nickel) que poderiam ser prevenidos.

“Reforço que todos os acidentes são evitáveis. É a lição que vamos levar esse ano e para a nossa vida toda. Depende de nós fazermos o que é certo. Nenhuma pressa, nenhuma meta, nada justifica fazer algo fora dos procedimentos associados. Esse é o ponto que eu gostaria que todo mundo internalizasse. Por isso, o tema do nosso primeiro Dia da Segurança esse ano foi ‘Segurança Começa Comigo’, pontua ele, enfatizando que em meados do ano que vem a operação se iniciará no Projeto Serrote, na MVV, e os cuidados devem se manter.

Encontro tratou do desempenho dos dois ativos da Appian (Foto: Reprodução)

IMPACTOS

Em seguida, a palavra foi passada para o gerente geral de Implantação da MVV, Leandro Tunussi.

Segundo ele, as chuvas e a COVID-19 impactaram o cronograma inicial, mas com um plano de contingência bem detalhado, tivemos para cada impacto, uma resposta na mesma medida.

“Tivemos avanços de 5,5% a 6% ao mês em nossas obras. Um ritmo bastante acelerado. Estamos conseguindo realizar as entregas justamente por termos estruturado uma equipe bem dimensionada. Absorvemos os impactos das fortes chuvas e da COVID-19, realizando um remanejamento de cronograma e preservando o caminho crítico”, diz.

Para ele, a nossa empresa conseguiu mitigar esses impactos graças ao empenho e garra das nossas equipes. “Vamos entregar o Projeto no prazo, no custo, na qualidade e com Segurança. Esse é o nosso plano e vamos conseguir. Essa é a nossa missão”, conclui Tunussi.

COLABORAÇÃO

Isso pôde ser visto com Edgar Silva, coordenador de Almoxarifados e Gestão de Fornecedores da MVV, relatando que em 2020 houve grandes movimentações de equipamentos em curto espaço de tempo e sem acidentes registrados nestas atividades.

Foram realizados cerca de 530 carregamentos em atendimento à implantação do Projeto Serrote.

“A cultura de Segurança já está na nossa rotina, não só nos DDS [Diálogos Diários de Segurança], mas em todas as práticas. O que podemos destacar aqui é o valor Colaboração. Isso foi o nosso sucesso, com a interação de muitas áreas para que tudo desse certo. Assim, estamos concluindo 2020 e podendo voltar para casa todos os dias, seguros e saudáveis, para o convívio com nossas famílias”, comenta.

Gerente geral de Operação da MVV, Tony Lima (Foto: Reprodução)

BONS NÚMEROS

Além de tudo isso, 2020 foi um ano de sucesso, na ótica do gerente geral de Operação da MVV, Tony Lima.

Durante o webinar, ele citou os milestones alcançados e que muito disso se deve ao “bom estudo de viabilidade” do Projeto Serrote, realizado nos anos anteriores.

“Batemos nesta última sexta-feira, dia 18, o número de 5,3 milhões de toneladas movimentadas de materiais, fechando o ano com 1 milhão de toneladas a mais que o previsto no pre-stripping, o que representa 23%. Isso denota nosso compromisso em estar sempre pensando diferente e fazendo mais, ancorados pela Segurança. Que venha um 2021 de muito sucesso para todos nós”, coloca Tony.

Por fim, o gerente geral da ATN, Ricardo Campos da Silva, fez uma pequena retrospectiva do ano na empresa situada em Itagibá-BA.

Em outubro de 2019, houve a retomada das operações e, em fevereiro, o primeiro embarque de 10 kT de concentrado de níquel. Em maio, ocorreu uma campanha de doação de vacinas. Em agosto, o lançamento da campanha “Risco Sob Controle: Operação Nota 10”. Em novembro, a antecipação da produção para o 7º embarque do ano e, neste mês de dezembro, a campanha “Cheguei, Chequei”, em enfrentamento à COVID-19.

Em 2021, os cinco valores da Appian Brazil continuarão vigorando, auxiliando que conquistas como essas da MVV e Atlantic Nickel sigam acontecendo.

“Os nossos valores são os nossos guias. Não existem ‘toneladas boas’, se as ‘toneladas não forem seguras’. Teremos um 2021 cheio de desafios novamente e, com certeza, vamos juntos superá-los. Tenho certeza que teremos bons resultados com o start up e ramp up do Projeto Serrote. E, por favor, muito cuidado nessas festas de final de ano com suas famílias! A gente já cansou do coronavírus, mas ele não cansou da gente. Segurança em primeiro lugar! Feliz Natal e boas festas a todos”, finaliza o CEO Paulo Castellari.

OUTROS REGISTROS