Em março de 2019, a Vale Verde iniciou os estudos de sondagem geotécnica para a implantação da barragem de contenção de resíduos sólidos do projeto Serrote, na zona rural de Craíbas (AL). Os resultados dos estudos, cuja previsão de conclusão é de dois meses, servirão de base para a construção da barragem.
O objetivo da sondagem é identificar parâmetros como a resistência de rochas e a impermeabilidade do maciço para a execução do barramento (“paredão”) da barragem, que será utilizada na estrutura do projeto Serrote. Os estudos também irão servir para melhorar a qualidade do maciço a ser utilizado para o barramento. Após a apresentação dos resultados, será realizada a engenharia detalhada da barragem, para a posterior construção com o uso de técnicas modernas e seguras.
Em tempo: a técnica de alteamento da barragem de contenção de resíduos sólidos da Vale Verde é completamente segura e diferente da utilizada em empreendimentos ligados a tragédias como as ocorridas em Mariana e Brumadinho. Você deve ter conhecimento sobre esse tema, tão importante, que já foi assunto de edições passadas no Vale Verde News. Para ler uma matéria sobre ele, clique aqui.