Sucesso: com apoio da MVV, Defesa Civil realiza mais um Simulado de Emergência

9 de abril de 2024
Por Agência Lúmen
SIMULADO-EMERGÊNCIA-BARRAGEM-MVV-2024-12-Foto-Zóio-Comunicação

Com grande aderência da população local, o 3º Simulado Externo de Emergência da Barragem Serrote ocorreu no sábado (6) mostrando todo o preparo das equipes envolvidas para o atendimento dos moradores que estão na Zona de Autossalvamento (ZAS), em caso de eventual necessidade.

A simulação foi organizada pelas Defesas Civis de Craíbas e Arapiraca, com apoio da Mineração Vale Verde (MVV), mobilizando forças policiais e de saúde.

SUCESSO

Debaixo de sol forte, cerca de 400 pessoas participaram ativamente do evento, sendo cerca de 200 indo até os Pontos de Encontro estabelecidos em torno das cinco comunidades da ZAS, como Salgado, Volta, Assentamento Cachoeira, Poço das Pedras e Abóboras.

O morador Wélber Praxedes, de 37 anos, foi com a família até o Ponto de Encontro 6 — ao todo, há 11 Pontos de Encontros no entorno da ZAS, locais esses que garantem a segurança de quem os alcançar em caso de eventual incidente envolvendo rompimento da Barragem Serrote, mesmo isso sendo minimamente possível.

“Todos os anos, minha família e eu nos direcionamos a este Ponto de Encontro, o nº 06. Deus nos livre de acontecer algo! Mas se acontecer, estaremos preparados para vir para cá, assim que a sirene começar a tocar. É um treinamento bom de se ter todo ano. A gente se sente amparado pela Defesa Civil e pela mineradora, também nesse sentido“, diz ele, que participou de todas as edições até agora.

SEGURANÇA

Desde já, o gerente geral da Mina Serrote, Breno Martins, assegura: “A nossa barragem é 100% segura. Sobre isso, não há dúvidas, diante do método construtivo adotado, seguindo as melhores práticas de engenharia do mercado e tendo monitoramento todos os dias, sem pausa, até durante feriados e finais de semana. A MVV conta com o Centro de Monitoramento Geotécnico (CMG), com suporte de instrumentação de altíssima precisão e equipe habilitada para agir no momento certo. Uma barragem não ‘estoura’ de uma hora para outra. Estamos cientes a cada movimento e confiantes no nosso trabalho de engenharia. Nosso trabalho é diário aqui”.

Sobre o evento de simulação em si, ele se mostrou bastante contente com a aderência das pessoas, residentes das cinco comunidades afetadas.

“Estávamos contando com pouco mais de 35 pessoas da ZAS e o que obtivemos foi um número acima dos 530% deste número. Quase 200 pessoas saíram de suas casas e mostraram, pelo terceiro ano consecutivo, que estamos no caminho certo. Em caso de sinistro, essas pessoas estariam salvas, apenas aguardando resgate. E a nossa empresa, antes de um eventual rompimento da estrutura, se prontifica a buscá-las ainda no nível 2 de emergência, como forma preventiva de não haver prejuízos à vida humana, que é o nosso maior ativo. Cuidamos das pessoas aqui na MVV, para que nunca precisemos realizar essas ações. Mas, se um dia precisarmos, estaremos todos e todas prontos, tanto moradores, como equipes da MVV e autoridades aqui presentes hoje, a quem agradecemos todo o envolvimento e entrega, sobretudo às Defesas Civis de Craíbas e Arapiraca que organizaram mais um brilhante evento”, diz Breno Martins.

Na oportunidade, estiveram presentes os representantes da Defesa Civil de Arapiraca, na figura do secretário Municipal de Ordem Pública e coordenador da Defesa Civil, coronel Ênio Bolivar, e da Defesa Civil Estadual, o chefe de gabinete, major Silva Melo.

Além deles e da auditora Tellus Company, estiveram no local o Comando Aéreo do Estado de Alagoas (Comave/AL); o 3º Batalhão de Polícia Militar (BPM) de Alagoas; o Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv); o 7º Batalhão de Bombeiro Militar de Alagoas; o Exército Brasileiro (Tiro de Guerra — 07-015); a Guarda Civil Municipal de Craíbas; a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) de Arapiraca; e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

Conferindo tudo de perto, estiveram no Posto de Comando deste 3º Simulado Externo de Emergência da Barragem Serrote os integrantes do Serviço Geológico Brasileiro (SGB), representado pelo engenheiro hidrólogo George Araújo, e da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), pela supervisora de Monitoramento de Barragem, Luciana Cavalcante.

“Saímos deste novo simulado contemplados. Fizemos testes, desta vez, para verificar as respostas de minutagem das equipes do SAMU, bombeiros e grupamento aéreo. E tudo transcorreu perfeitamente bem. Em caso de incidente, estaríamos com tempo hábil para agir e levar essas pessoas em segurança absoluta para o devido atendimento. O que nos resta é seguir anualmente fazendo essas simulações, com o apoio da MVV, certos de que a empresa segue também fazendo a sua parte, monitoramento tudo, para que nada aconteça nunca. No mais, vamos agora instalar um Gabinete de Crise, para que todas as secretarias pertinentes da Prefeitura de Arapiraca se envolvam para responder o que lhes for devido em uma situação de necessidade. Estamos cientes de que todos estão fazendo lhes é imputado e a Defesa Civil de Craíbas, a MVV e os moradores da região podem sempre contar conosco”, pontua o coordenador da Defesa Civil de Arapiraca e secretário Municipal de Ordem Pública, coronel Ênio Bolivar.

Desse modo, sempre se antecipando, as partes envolvidas vão trilhando um caminho preventivo eficiente e ensinando o povo da ZAS a se autocuidar, a se proteger. Segurança nunca é demais.

OUTROS REGISTROS