Como todos os nossos empregados(as) já têm conhecimento, neste sábado (21), houve a primeira edição do nosso Simulado de Emergência da Barragem da Mina Serrote, aqui em Craíbas.
Desse modo, de forma antecipada, atingimos a quarta meta do Programa #MVV36, que estava prevista para ser concluída até dia o 15/06. A meta previa a “Execução do Simulado de Emergência da Barragem” com a realização da edição piloto desta simulação.
Para o atingimento dessa meta, o valor Colaboração esteve presente o tempo todo, com o engajamento de todas as áreas da nossa empresa.
A nossa equipe se preparou, trabalhou com afinco nos bastidores e garantiu a participação das partes interessadas, a exemplo dos moradores da Zona de Autossalvamento (ZAS) e entidades públicas, como as Defesas Civis de Craíbas, Arapiraca e do Estado de Alagoas; Polícia Militar; Exército (Tiro de Guerra); SMTT Arapiraca; Guarda Municipal; Corpo de Bombeiros; e Agência Nacional de Mineração (ANM).
Com essa nova meta alcançada, os nossos empregados(as) e prestadores de serviço se reuniram no Ambulatório, aqui no site em Craíbas, para celebrar mais essa conquista, novamente de forma segura e responsável.
Quem “bateu o sino” foi o engenheiro civil Felipe Souza, que atua no time da Barragem. Ele esteve diretamente envolvimento no alcance deste alvo do #MVV36.
“Fiquei muito satisfeito, muito feliz! Estou há quatro anos na MVV e me orgulho de muitas coisas das quais pude participar aqui. Mas a experiência deste Simulado, vou levar comigo com muito carinho e orgulho no peito. Foi o momento em que vimos um dos maiores engajamentos entre os nossos setores para que tudo desse certo, incluindo o envolvimento junto aos moradores da ZAS, que saíram de casa para participar mesmo em meio às chuvas. As famílias da ZAS se situaram para a importância dessa prática, então, é muito gratificante e mostra que estamos no caminho certo para construirmos uma mineração diferente, uma cultura de Segurança de Barragem e levar informações claras para as pessoas, deixando-as cada vez mais preparadas”, diz Felipe Souza.
O Simulado em si é um exercício preventivo e educativo, conforme determinado pela legislação, a fim de que todos os envolvidos saibam o que fazer em caso de real emergência, ainda que este seja um cenário hipotético.
Continuamos firmes em direção à conclusão da fase de ramp up até o final deste ano de 2022, com a Segurança sempre em primeiro lugar.