É preciso falar. O assunto é deixado de lado, mas é uma das maiores causas de morte no mundo.
Por isso é importante abordar o tema seja quando for. Neste mês, por exemplo, é realizada a campanha Setembro Amarelo dando o enfoque necessário a essa prática que aflige milhares de pessoas no Brasil e no exterior.
Ansiedade, medo e depressão podem ser alguns dos gatilhos para essa tomada de decisão extrema de tirar a própria vida. Mas o suicídio não pode ser uma opção.
É o que acredita a psicóloga Kelly Oliveira (@psicologa.kellyoliveira). Ela foi a convidada especial de uma live no Instagram que a Mineração Vale Verde (MVV) conduziu na última quinta-feira (17).
“A saúde mental é tão importante quanto a saúde do corpo”, comenta a especialista, ressaltando o momento delicado que todos estamos vivenciando com a pandemia.
Para ela, o ato ou a tentativa em si de tirar a própria vida pode ser por causas multifatoriais e não apenas uma.
A internauta Brunna Costa (@brunninhacostta1) colocou durante a live que “às vezes, também muitos familiares ignoram e acham que as pessoas querem apenas ‘chamar atenção’, mas não é isso. Acho que cada familiar deve ter um pouco mais de atenção, cuidado e empatia a esses sinais”.
Outro seguidor da página da MVV no Instagram, Gabriel Vieira (@gabriel_vieira), pontuou que “falar de suicídio é importante! É uma questão de saúde pública. Extremamente necessário”.
ASSISTA À ENTREVISTA NA ÍNTEGRA AQUI