Setembro Amarelo: a importância de buscarmos redes de apoio

24 de setembro de 2021
Por Agência Lúmen
WhatsApp-Image-2021-09-23-at-09.00.57

Na MVV e no Grupo Appian Brazil, o cuidado genuíno com os nossos empregados e empregadas é levado a sério.

Webinar abordou novo assunto esta semana (Foto: Reprodução)

Nesta quarta-feira (22), tivemos mais um encontro virtual da nossa campanha do Setembro Amarelo, realizado em parceria com a plataforma Psicologia Viva.

Desta vez, o tema foi “Redes de Apoio e Cultura do Cancelamento”, contando também com atividade de relaxamento.

Quem ministrou o papo foi a psicóloga e consultora da Psicologia Viva, Wanessa Mattos, trazendo dados alarmantes sobre o Brasil ser o 1º país no mundo em ansiedade e o 5º em depressão.

Segundo ela, é preciso equilibrarmos a nossa rotina pessoal e profissional e ficar atentos(as) aos sinais que mostram que nossa Saúde Emocional está fragilizada.

“É essencial percebermos que ‘não estamos no mesmo barco’. Cada um(a) tem uma realidade diferente, uma percepção de mundo, condições financeiras, configuração familiar, estrutura emocional, mas ‘estamos na mesma tempestade’. Afinal, por exemplo, estamos encarando o desafio que é passar, juntos(as), por essa pandemia. E cada um(a) lida com problemas e adversidades na vida. Precisamos olhar para as outras pessoas no lugar delas, de forma realmente empática”, comenta.

Houve distribuição de mensagens e guloseimas durante ação desta quinta (Foto: Agência Lúmen)

Daí, segundo ela, a necessidade de buscarmos uma rede de apoio. “Não estamos sós! Não tenha vergonha de pedir ajuda. Esse Setembro Amarelo não é apenas para a prevenção do suicídio, mas para a prevenção dos males que causam esse ato extremo. É preciso que estejamos atentos(as) aos sinais. Por isso, a importância da consciência em si, da autogestão, do autoconhecimento, da empatia de modo geral — incluindo a nós mesmos(as)”, pontua a especialista.

Para Wanessa Mattos, precisamos todos e todas entender melhor os pilares da Inteligência Emocional, elencados pelo estudioso Daniel Goleman em seus vários livros: conhecer nossas emoções; controlar nossas emoções; desenvolver a nossa automotivação; desenvolver a nossa empatia; e desenvolver o nosso relacionamento interpessoal.

“Somos todos seres humanos com sensibilidade de olhar e reconhecer indícios de que outra pessoa não está bem. Podemos, em certa medida, nos disponibilizarmos em ajudar, ouvir sem julgar, dar a mão”, diz a psicóloga, ressaltando a exposição que estamos tendo com as redes sociais e a cultura do cancelamento e do ódio gratuito na web.

Psicóloga foi até o nosso site falar sobre Saúde Mental (Foto: Agência Lúmen)

MAIS AÇÕES

Nesta quinta (23), a área de Saúde Ocupacional da nossa empresa elaborou uma programação especial em alusão ao Setembro Amarelo com palestras e dinâmicas, aqui em nosso site em Craíbas.

Pela manhã, a fisioterapeuta Bárbara Godoi visitou as áreas da nossa empresa reforçando a importância da ginástica laboral e realizando alguns exercícios com os nossos empregados e empregadas.

Já à tarde, no nosso Centro de Treinamento, houve palestra com a psicóloga Mayra Farias, do Instituto Saúde e Cidadania (ISAC), sobre temas relacionados à Saúde Mental.

Lembre-se: seguro é estar bem.

OUTROS REGISTROS