Seminário Orientativo do PAEBM mobiliza famílias da ZAS para Simulado

20 de maio de 2022
Por Agência Lúmen
WhatsApp-Image-2022-05-18-at-14.55.07

Como reforço informativo para o 1º Simulado de Emergência da Barragem da Mina Serrote, nossa empresa realizou nesta quarta (18) o Seminário Orientativo sobre o PAEBM.

Evento ocorreu na comunidade Salgado, com grande aderência (Foto: Zóio Comunicação)

O PAEBM é o nosso Plano de Ação de Emergência para Barragens de Mineração. E para garantir a Segurança de todos da região, a Defesa Civil fará, juntamente à MVV, esta simulação neste sábado (21).

O Seminário ocorreu na comunidade Salgado, em Craíbas, ao lado da fazenda do sr. José Alexandre, ex-prefeito de Arapiraca. Desse modo, os moradores da Zona de Autossalvamento (ZAS), que irão participar do Simulado, puderam tirar todas as suas dúvidas.

Diversas autoridades estiveram presentes ouvindo os esclarecimentos de uma empresa especializada que fez os estudos da nossa barragem, que é segura, havendo monitoramento 24h/dia.

Ao final do Seminário, houve uma Pesquisa de Satisfação com escuta ativa (Foto: Zóio Comunicação)

Desse modo, a GeoHydroTech (GHT) — através dos consultores Guilherme Freitas e Mateus Viana, ambos engenheiros civis — fez uma apresentação mostrando cada minúcia deste estudo do Dam Break para garantir aos moradores participantes que todos os cuidados estão sendo tomados e perdurarão durante os 14 anos de permanência da Mina Serrote no Agreste alagoano.

“A classificação de risco da Barragem Serrote é baixa, justamente por ela ter instrumentação geotécnica, monitoramento constante, modelo construtivo robusto (com alteamento a jusante) e um projeto detalhado. É mínima a chance de ocorrer um incidente de rompimento aqui em Craíbas”, diz o engenheiro e consultor Guilherme Freitas.

O gerente geral de Operação da nossa empresa, Tony Lima, respondeu a diversas perguntas dos moradores (Foto: Zóio Comunicação)

Na oportunidade, houve ainda uma demonstração dos áudios da sirene (o de Simulado e o de Nível de Emergência 2). A recomendação é que todos os participantes do Simulado sigam a pé pelas rotas de fugas, assim que ouvirem o som, para os Pontos de Encontro — ao todo, são 11 pontos pelas comunidades Salgado, Volta, Assentamento Cachoeira, Poço das Pedras e Abóboras.

“Eu mesma não tenho medo algum dessa barragem! Vocês trabalham para isso: para garantir que ela não rompa. Tenho fé em Deus e no trabalho sério de vocês da mineradora. Fé que nada vai acontecer! Gostaria de agradecer à equipe envolvida e por trazerem a gente para cá [para o Seminário]. Vamos trabalhar pelo bem da população, né?”, comenta a dona Silvana Silva, de 34 anos.

Ela é agricultora e tem seis filhos. “No dia do Simulado, estaremos todos lá: meus filhos pequenos e meu marido. São oito ao todo na minha casa. Moramos no sítio Volta. Vamos participar, temos que participar!”, finaliza ela.

A dona Silvana Silva (rosa) relatou confiar no trabalho da MVV (Foto: Zóio Comunicação)

Segundo Tony Lima, gerente geral da Operação da nossa empresa, das 33 famílias engajadas para o Simulado, 29 estiveram no Seminário. “Uma aderência ótima, com mais de 90% de presença. É essencial que todas as dúvidas sejam esclarecidas e isso ocorreu aqui hoje. Agradecemos às autoridades aqui presentes e que estarão sempre juntas conosco, tenho a certeza”, diz Tony.

Foram convidadas para o evento a Polícia Militar; Corpo de Bombeiros; as Defesas Civis de Craíbas, Arapiraca e do Estado de Alagoas; Secretarias de Meio Ambiente de Craíbas e Arapiraca; Guarda Municipal de Craíbas; SAMU; Exército (Tiro de Guerra); IMA; e SEMARH.

OUTROS REGISTROS