Safety Day comemora mais de 700 dias sem acidentes com afastamento no nosso site

5 de dezembro de 2023
Por Agência Lúmen
IMG_0716

Desde a Portaria Principal, a Segurança permeia todos os locais da nossa empresa. Por isso, realizamos mais uma edição do Safety Day na terça-feira (28) e quarta (29), aqui no site em Craíbas, no estacionamento dos prédios administrativos (Escritório H).

Ao observar cuidadosamente esse lugar onde estamos, vislumbramos um futuro desdobrando-se diante de nós. Um futuro que se constrói em nossas ações e práticas diárias.

No inaugural Safety Day em 2020, em plena pandemia de COVID-19, estávamos na fase de Implantação.

Agora, em plena Operação, com o ramp up finalizado e recordes internos sendo estabelecidos, evidenciando a integração única do #TimeMVV, reafirmamos que a Segurança não é apenas uma prática, mas, sim, a essência de como conduzimos nossas operações, especialmente em um ambiente desafiador como a mineração.

O tema deste ano reflete que “Esse É o Nosso Jeito de Operar”. E esse “jeito” tem como pilares a atenção, a colaboração, a consciência e a Segurança – principal valor da MVV.

“Estamos há mais de 700 dias sem acidentes com afastamento. É motivo de muito orgulho! São mais de 3 milhões de horas-homem de trabalho sem acidentes com afastamento! Temos que viver a Segurança no nosso dia a dia, em todas as nossas atividades. Por isso, a importância de seguirmos fazendo Diálogos Comportamentais, também conhecidos como VFL; Registros de Ocorrência de Segurança, o ROS; e programa PARE, um recurso de ‘ver e agir’ imediatamente. Em 2023, foram 1864 VFLs feitos, com os nossos líderes indo a campo; 443 ROS, sendo eles oportunidades de melhoria; e 188 PAREs, isto é, 188 acidentes que evitamos. Por isso, a Colaboração é tão importante para que a Segurança seja concretizada”, diz Rafael Pessoa, gerente de Saúde, Segurança e Meio Ambiente (SSMA) da nossa empresa.

Ele parafraseou o pensador Ralph Waldo Emerson: “O que você faz fala tão alto que eu não consigo escutar o que você diz”. Rafael pontuou que “está todo mundo observando a gente o tempo todo, olhando a nossa conduta, as nossas ações. Por isso, precisamos servir de exemplo para o nosso time, garantindo a Zero Lesão”.

O evento contou com a presença de representantes do ExCo, como o diretor de ESG e Pessoas do Grupo Appian Brazil, Diogo Oliveira, e o diretor de Planejamento Integrado e Entrega do Grupo Appian Brazil, Murilo Nagato, ambos enfatizando a importância de um evento como este – parando toda a Operação – para trazer a percepção em cada um(a) a respeito da presença, da atenção e da colaboração em todos os processos no nosso site.

Já o gerente geral da MVV, Breno Martins, trouxe à tona o tema desta 4ª edição, a evidenciar o caráter de inseparatividade entre os nossos empregados e terceirizados. “Todos vestem a mesma camisa. Quando o assunto é Segurança, não há efetivo ou terceirizado. Se um vence, todos vencem. Se um perde, todos perdem”, diz.

Para ele, não há divisão. “Contamos com cada um de vocês para garantir a Segurança dentro da Mina Serrote. Quando falamos que ‘esse é o nosso jeito de operar’, há um indicativo que a Segurança está atrelada a nós, dentro do nosso cotidiano. Não é algo extra, à parte. Algo que está fora. É, na verdade, algo dentro de mim, dentro da minha rotina, da minha obrigação, do meu cuidado. Esse evento é importante para que a gente possa parar para pensar sobre o nosso principal valor. Refletir de verdade! Afinal, não é apenas hoje que vamos falar sobre Segurança, mas todos os dias. Em um momento de desvio de atenção, eu posso sofrer um acidente. Estejamos todos no aqui e agora, atentos”, comenta o gerente geral Breno Martins.

Na sequência, ele entregou prêmios para os melhores ROS do ano (dentro daqueles mais de 400 citados por Rafael Pessoa). Foram eles:

  • Luiz Carlos Conceição (MVV): Caminhão basculante em manutenção corretiva em acesso da mina sem nenhuma sinalização de isolamento de área;
  • Andreia Cristina dos Santos (MVV): Ao fazer inspeção na Britagem Primária, foi identificada a falta de duas proteções de correia 2101-CV-001; e
  • Sandro Izidoro (SegurPro): Caminhão basculante MB 4844-C1784 está com a estrutura do basculante danificada (bastante rasgada) pode causar um acidente ao cair algum material.

Houve ainda um quiz especial com perguntas sobre Segurança, trazendo o lúdico para a ampliação do nosso conhecimento sobre o tema em questão.

Ocorreram, ao todo, 6 sessões durante os dois dias de evento, incluindo os turnos, a envolver todos os nossos empregados nessa corrente pela cultura do Comportamento Seguro, com direito a assinatura de todos e todas no Painel de Compromisso com a nossa Segurança.

SAFETY GAME

Falando em lúdico, o nosso Safety Game está de volta e, com ele, várias perguntas para você, empregado(a), treinar o seu conhecimento e concorrer a vários prêmios. Terceirizados também podem participar.

O jogo pode ser acessado até esta quarta-feira (06/12) pelo computador ou celular, por meio do QR Code abaixo ou clicando AQUI.

OUTROS REGISTROS