Em agosto de 2019, quando a nossa empresa ainda tinha sede na Fazenda Melancia, um projeto-piloto foi iniciado com o intuito de economizar água nos prédios administrativos do então Projeto Serrote.
O material utilizado era simples: um tubo de PVC de 100 mm e 1,2 metro de comprimento, afixado na vertical e conectado diretamente à mangueira dos aparelhos de ar-condicionado dos nossos escritórios. Na ponta, uma torneira.
A invenção, à época, foi idealizada por Anderson Neves, supervisor de Segurança Patrimonial da nossa empresa. Deu tão certo que veio para as nossas instalações no Sítio Lagoa do Mel, hoje havendo 67 coletores espalhados pelo nosso site inteiro, aqui em Craíbas.
Segundo o coordenador de Meio Ambiente da nossa empresa, Adriano Andrade, cada reservatório desse comporta 7 litros de água — que pode ser reutilizado em afazeres domésticos, como limpeza de banheiros, por exemplo.
“Anualmente, coletamos e reaproveitamos cerca de 171 mil litros de água. Um volume representativo! Dá, em média, 9 caminhões-pipa. Esse coletor, em linhas gerais, é um item super econômico e sustentável, justamente tendo a premissa de economizar água em todos os nossos processos aqui dentro”, diz Adriano.
É com esse olhar para “um futuro mais verde” que a nossa empresa segue pensando diferente e fazendo mais.