Quem está cursando Engenharia de Mina e é apaixonada por gatos?

6 de abril de 2020
Por Agência Lúmen
ALESSANDRA-SANTOS-10

Eles entraram na história da Humanidade para um fim: nos proteger dos ratos. Quando o homem e a mulher saíram das cavernas para as cabanas, a agricultura veio junto. E com ela, as pragas. Daí os camundongos.

Ela quatro gatos e não os trocaria por nada (Foto: Arquivo pessoal)

Para amenizar essa sofrível adaptação, os humanos começaram a introduzir em seus lares os bichanos — à época eles estavam mais para “minitigres”. Eram os Felis silvestris, o famoso gato selvagem.

Com a domesticação desses felinos há milhares de anos, o instinto do pequeno predador ainda se mantém até hoje. Além do senso de singela proteção que trazem, os gatos também são ótimos acompanhantes.

É no que acredita piamente a Alessandra Priscila Santos, de 35 anos, técnica de despacho no departamento da mina do Projeto Serrote, na Mineração Vale Verde (MVV), zona rural de Alagoas.

Antônio José, o mais novo membro da “família” (Foto: Arquivo pessoal)

Ela ama gatos. Possui logo quatro: Ágatha, Elis, Regina e Antônio José, este último o caçula.

Todos eles ficaram em sua cidade natal Nova Lima, interior de Minas Gerais, aos cuidados de seu pai José Antônio, mecânico aposentado, e sua mãe Maria da Conceição, dona de casa.

Diariamente, ela faz ligações de vídeo para os parentes para contar as novidades e como foi o dia. Assim, aproveita ainda para falar e ver os bichanos. Aproveita para matar a saudade.

Festejando com a família, ao lado das irmãs Karol e Luciana e da sobrinha Bianca – que cuida de seus gatos também (Foto: Arquivo pessoal)

Muito em breve, Alessandra deve trazê-los para Arapiraca, onde mora agora por conta da implantação do Projeto Serrote.

Segundo sua irmã Márcia, assim como os gatos têm a característica de serem independentes, ela também o é.

“Alessandra trabalhou com atendimento ao público e sempre se deu muito bem, pois é uma pessoa muito inteligente e comunicativa. Desde cedo, decidiu sair de casa e morar sozinha. Quis viver seus sonhos com muita determinação, chegando a residir em outras cidades, longe da família. Morou até no Chile, trabalhando por meio de uma mineradora lá. Ela sempre deu conta do recado”, diz a irmã mais velha.

Alessandra em temporada na neve chilena (Foto: Arquivo pessoal)

Além de Márcia e Alessandra, há outras duas que completam a fraternidade da família Santos: Luciana e Karol.

“Ela é uma pessoa muito sincera, carinhosa, engraçada e corajosa. Nossa relação é muito boa: Alessandra é, inclusive, madrinha de minha filha Alice, que hoje tem dois anos de idade”, revela Márcia.

Hoje quem ajuda a tomar conta dos gatinhos é justamente Alice, dando atenção e carinho para todos eles, na eventual ausência da “mãe” Alessandra. Uma fofura!

[vplayer id=4778]

A mineira trata os bichanos como filhos e, inclusive, ajuda financeiramente instituições e organizações não governamentais de animais.

Desde pequenas, as irmãs tiveram acessos a pets, sobretudo, cachorros. Os gatos foram uma paixão que amadureceu com o tempo.

UMA MINEIRA NA MINA

“Ela sempre gostou de trabalhar na área de mineração e sonha em crescer muito mais. Não à toa é formada no curso Técnico em Mineração e agora está fazendo faculdade de Engenharia de Mina”, conta a irmã, toda orgulhosa das conquistas da outra.

Alessandra já passou por empresas como a Vale, no Pará, com o Projeto Onça Puma; a Mineração Morro do Ipê, em Igarapé-MG; e a AngloGold Ashanti Brasil, em Sabará-MG.

Com colegas do antigo emprego, no Pará (Foto: Arquivo pessoal)

“Ela adora trabalhar nesse ramo e ama o que faz. Diz que está adorando este novo emprego na MVV e está aprendendo muito com os novos desafios que surgem todo dia”, pontua Márcia.

E finaliza: “Ela merece esta homenagem que vocês estão fazendo, pois é uma pessoa determinada, responsável, realista e comprometida com suas demandas, além de muito carinhosa e encorajadora sempre sempre a gente precisa. Eu a amo e a admiro muito!”.

Apesar de independente, a técnica de despacho de mina da MVV sempre se volta para a família e para os bichinhos de estimação. É lá onde mora realmente seu coração.

Alessandra pensa diferente. Alessandra faz mais. Alessandra é MVV.

OUTROS REGISTROS