Quem é que já foi barman e colecionador de troféus de truco?

10 de dezembro de 2020
Por Agência Lúmen
ANDRE-CAETANO12

Ele tem facilidade de lidar com objetos em suas mãos. A habilidade e presteza, ligadas ao rápido raciocínio, fizeram dele um exímio barman em sua juventude.

Outra grande paixão é o futebol: André (à direita) torce pelo Cruzeiro; na imagem estão seu irmão Anderson e seu filho Pedro (Foto: Arquivo pessoal)

“Só queriam que as festas da nossa cidade tivessem-no como barman. Ele era e é muito querido por aqui, por todos”, conta Tássia, irmã do homenageado da vez do VOCÊ SABIA.

André Ferreira Caetano, de 32 anos, é supervisor de Laboratório da MVV, atuando no setor da Planta do Projeto Serrote.

Outro talento seu com as mãos e a mente era o baralho. Em família e entre amigos, ele participava de torneios com premiação e tudo. Excelente jogador de truco, André coleciona uma série de troféus onde morou durante certo período, em Paracatu-MG.

Ele ao lado do primogênito e da esposa Ana Carolina (Foto: Arquivo pessoal)

Além de ter atuado como barman em sua cidade natal, André já trabalhou com manutenção e venda de celular e comercialização de motos.

Formado em Técnico de Engenharia de Minas em 2017, conseguiu vaga para assistente de Laboratório ainda em 2013 na Kinross Gold Corporation, em Paracatu-MG, ficando por lá até 2020.

Em março deste ano, entrou para o time MVV já como supervisor de Laboratório, devido à sua experiência na área.

Família reunida: aqui, ele pequeno ao lado da vovó Naná (Foto: Arquivo pessoal)

“Com certeza, ele gosta do que faz! Afinal, para ter que ir morar tão longe da cidade natal, ele tem que gostar realmente do que exerce. Não sei se era o sonho dele trabalhar com mineração, mas Dedeu gosta dessa área desde que começou na Kinross. Acho que ele está no caminho dele”, diz Tássia, que reside em Pompéu-MG com seu filho.

“Dedeu” é o apelido carinhoso de André desde bebê, segundo a irmã. Seus pais Antônio Barbosa Caetano e Cleide Ferreira da Silva que apelidaram assim o caçula da família.

André ainda criança, mostrando seu amor pelo universo sertanejo (Foto: Arquivo pessoal)

O motorista aposentado de 68 anos e a dona de casa aposentada de 66 ainda tiveram outros três filhos, além de Dedeu e Tássia: Tânia, que está na Inglaterra; Anderson, que mora em Pompéu-MG e é padrinho do filho de Dedeu; e Taís, que reside agora em Contagem, também no interior de Minas Gerais.

De acordo com Tássia, a família sempre foi muito unida. O gosto pelo truco vem de lá. Também no seio familiar, o gosto pela música sertaneja raiz.

“O Dedeu é fã de Tonico e Tinoco, Renato Teixeira, Sérgio Reis, Trio Parada Dura e por aí vai. Aqui fomos criados ouvindo a boa música caipira e sertaneja. Nosso pai foi peão quando era mais novo. Todo mundo na família adora roça, pecuária, cavalo. As coisas simples da vida”, conta. O próprio André anda a cavalo.

Casado com uma prima distante o qual se apaixonou, chamada Ana Carolina, ele é pai do pequeno Pedro, de 7 aninhos, e da Ana Cecília, 2. Os dois são suas maiores pepitas.

Ele adora andar a cavalo, considerando essa ser uma de suas terapias (Foto: Arquivo pessoal)

Na opinião da irmã, ele também é joia rara. “O André é o xodó lá de casa! É o mais divertido da família — adora fazer piadas e gracinhas com todos. Todos são apaixonados por ele! Ele é muito simpático e humilde. É muito esforçado. Sempre quer ajudar os amigos — já levou um amigo para morar com ele e tudo. Sempre faz tudo que pode em qualquer circunstância. Dedeu realmente gosta de viver. Ambicioso na medida certa, acho que ele quer apenas dar uma qualidade de vida digna para os filhos e a esposa. Isso é o que mais o motiva”.

O ex-barman e ex-jogador de truco quer agora servir e dar outros tipos de troféus para sua família. Continuar crescendo onde já está.

André faz diferente. André faz mais. André é MVV.

OUTROS REGISTROS