Ele é um desbravador. O chamado à aventura humana bateu à sua porta e ele aceitou o desafio de sair para o mundo e, sobretudo, de sua zona de conforto.
Formado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal), agora ele está concluindo o curso de Direito no Centro de Estudos Superiores de Maceió (Cesmac) em Arapiraca.
Kelysson Mikael Soares de Oliveira tem 27 anos e muito futuro à frente para percorrer.
Hoje o arapiraquense é assistente de Tecnologia da Informação (TI) da Mineração Vale Verde (MVV). Está no cargo desde julho deste ano.
Antes trabalhava como coordenador de TI do Hospital Afra Barbosa, um dos principais centros médicos de Arapiraca.
Também atuou na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Arapiraca, nas duas ultimas gestões .
Estudou inglês por três anos no Instituto de Línguas Estrangeiras (ILE) e agora o faz por conta própria, em casa mesmo. Seu sonho é realizar um intercâmbio na Irlanda para compreender melhor o idioma. Got it?
INCANSÁVEL
“Não gosto de ficar parado! Sempre estou buscando novos objetivos, sempre buscando aprender mais e conquistar meu espaço no mundo. Acho que esse é meu principal objetivo”, diz Mikael, como é mais conhecido.
Todos os dias, ele acorda às 5h30 e vai dormir 23h, após chegar da faculdade, rotina a qual diz já ter se acostumado.
Isso se reflete bastante no novo curso que escolheu após se formar em Ciência da Computação.
“Sempre é bom conhecer outras áreas e eu me sentia muito leigo sem ter conhecimento das leis, principalmente como consumidor. Então me deu vontade de fazer o curso de Direito para não passar mais por perrengues e ficar calado porque não entendia. Há também um fator importante: as áreas de Direito e TI estão presentes em tudo”, pontua.
O tema do seu Trabalho de Conclusão de Curso, o famoso TCC, é sobre a lei anticorrupção empresarial, a Lei nº 12.846/2013.
“A corrupção traz um mal danado para o nosso país. Acredito que uma empresa íntegra e séria, que tem programas de compliance, não irá realizar atos corruptos, trazendo prejuízos para a administração pública e privada de forma geral. Acho fundamental aderirem ao compliance nas empresas, principalmente para trabalhar com o setor público”, continua Mikael, que é monitor do Cesmac e pesquisador científico justamente nesta área.
Para ele, devemos ir, enquanto sociedade, mudando aos poucos; ir tocando no assunto. Assim as futuras gerações teriam outro pensamento.
JORNADA
Esse ímpeto de não ficar estático talvez venha de suas preferências. Na literatura, Mikael se debruça sobre os livros e encontra neles um espelho.
Ele é fã de tudo relacionado ao escritor inglês John Ronald Reuel Tolkien, conhecido mundialmente como J.R.R. Tolkien, responsável por criar uma nova mitologia britânica a partir das obras d’O Senhor dos Anéis.
Tolkien era professor doutor em Letras e Filologia e criou todo um universo para inserir seus personagens, inclusive, com uma nova língua dentro da própria história.
Também não gostava de ficar parado, fato que mostrava em suas histórias de grandes percursos, com chegadas, encontros e partidas, desafios ao longo da jornada campbelliana do herói.
“Adoro séries e cinema, sobretudo, com temáticas mais medievais. Meu filme favorito é ‘O Senhor dos Anéis’, tanto pela história como pelas atuações. Li o livro, inclusive, que é dividido em três partes. E também ‘O Hobbit’ e ‘Silmarillion’. Gosto de tudo relacionado ao Tolkien. Acho esse escritor fantástico”, ressalta.
Agora Mikael está investindo em livros financeiros, a fim de entender melhor a Economia e também o que está por trás do consumo humano — inclusive o seu próprio.
Assim, poderá juntar dinheiro para fazer uma das coisas que mais gosta: viajar com a noiva Maria Eduarda, que é estudante do último ano de Medicina com apenas 21 anos de idade. O sonho do casal é conhecer a Itália, a Grécia e o Egito — ele é um apaixonado por História e “coisas antigas”.
“A gente gosta muito estar juntos e de conhecer novos lugares, principalmente os mais ligados à natureza”, revela Mikael, que não nega adorar também, claro, ficar ao computador quando em casa.
Nos fins de semana, prefere tirar o domingo como dia de descanso para passar junto à família, “recarregando” as energias.
Para isso, essa retomada de forças diárias, ele conta também com a Música como alicerce: na playlist, sempre muito folk e rock com bandas como Bob Dylan, Beatles e Dire Straits.
HORIZONTE
“Começar a trabalhar na MVV foi um grande passo na minha carreira profissional e só tenho a crescer fazendo parte dos quadros da empresa. Aqui tem tudo para crescer e trazer ainda mais desenvolvimento para a nossa região”, conta.
Sobre a vida, ele diz: “Eu gosto dela. Gosto de viver cada minuto e agradecer por tudo que consegui e por minha saúde. Sou feliz e aprendi que reclamar não vai mudar nada, apenas atrair mais coisas ruins e você vai ficar frustrado. Eu gosto de ver alegria nas pequenas coisas, onde ninguém percebe ou entende”.
Mikael vê o horizonte ora longe, agora perto. Porque ele continua andando. Em seu próprio ritmo, em seu próprio passo.
Mikael pensa diferente. Mikael faz mais. Mikael é MVV.