A vida tem muitos caminhos. É preciso dar passos firmes em direção ao nosso futuro, mas sem pressa.
Foi assim que Clezivaldo Ferreira da Costa, de 41 anos, começou a percorrer suas rotas — na vida e na rua.
Fã incondicional de corridas ao ar livre, ele aprendeu que cada passada, cada respiração são importantes.
O ritmo vai aumentando naturalmente e, assim, estaremos cada vez mais dispostos para longas distâncias, cansando sempre menos e apreciando mais e mais a paisagem.
Foi dessa forma que ele pôde contemplar o que via à sua frente e encontrar o amor de sua vida em um de seus trajetos, dessa vez espiritual.
Em 1997, Clezivaldo — que hoje é o coordenador de Engenharia do nosso Projeto Serrote — começou a participar de um grupo católico de oração.
O templo fica no bairro da Jatiúca, em Maceió, cidade onde nasceu.
A Igreja Divino Espírito Santo foi palco da manutenção de seu amor por Deus e a descoberta de outro amor, agora terreno: nesse mesmo grupo de oração estava Carla.
Ainda adolescentes, os dois se conheceram em janeiro daquele ano e iniciaram namoro já em março. Em 2003, eles se casaram, inclusive, nesta mesma igreja em que se encontraram pela primeira vez.
Os frutos dessa união são os pequenos Miguel, de 8 anos, Maria Luísa, 10, e Ana Carolina, 13, os minérios mais preciosos do casal.
Carla Cristina Melo de Araújo Costa, de 39 anos, se formou em Administração de Empresas e atualmente trabalha em um hospital da rede privada na capital alagoana.
Por sua vez, Clezivaldo iniciou seu caminho no setor petroquímico pouco antes de se casar com ela. Foi em 2001, quando prestou serviços a empresas terceirizadas na Braskem, também em Maceió.
Sua formação é de engenheiro eletricista pelo Cesmac — no Ensino Médio, fez também curso técnico de eletricista —, além de especialista em Automação Industrial e Segurança do Trabalho.
“Na época em que ele atuou pela Braskem, conseguiu se desenvolver bem no setor elétrico. Quando concluiu o curso na faculdade, ele foi promovido para a área de Engenharia”, conta a esposa.
Segundo Carla, em 2010, ele foi chamado para trabalhar no estado da Bahia. Desse ano até 2013, Clezivaldo foi o coordenador de Contrato de Manutenção do Polo de Camaçari.
Ele retornou para Maceió, trabalhando no mesmo cargo até outubro do ano passado, quando passou a integrar o nosso time MVV.
“Surgiu a oportunidade para esse grande desafio, que é implantar a primeira mineração de Alagoas. Ele aceitou e está muito motivado com a função e as atividades que vêm desenvolvendo. Sempre me diz que cada dia é uma conquista e que o novo pode até assustar, mas quando se tem dedicação e vontade de aprender, a gente vai longe”, diz Carla.
Esse “ir longe” é realmente uma boa metáfora, a partir de seu hobby preferido — a corrida de rua. “Ele pratica atividades físicas frequentemente e participa de inúmeras competições, sempre se superando”, completa a esposa.
Nas horas livres, gosta de passar o maior tempo possível com a família. Todos os cinco adoram praia. “O mar é um dos nossos passeios preferidos. Não abrimos mão de um bom banho de água salgada”, revela Carla.
O segundo filho de quatro irmãos gerados pela funcionária pública Rute Eneide e do taxista aposentado Genivaldo Ferreira da Costa, Clezivaldo tem muita fé na vida.
Essa sua característica, de acordo com sua esposa, o torna uma pessoa ainda mais especial, sendo ele um católico praticante, devoto de Nossa Senhora Aparecida.
“Sua motivação é a família. É fazer o melhor para todos nós. Ele é muito generoso, verdadeiro, esforçado, um excelente filho, irmão, pai e marido. Ele nunca está em primeiro lugar; sempre é a família”, finaliza Carla.
Mesmo não se colocando em 1º lugar, Clezivaldo com certeza estará sempre nos maiores pódios da vida.
Clezivaldo pensa diferente. Clezivaldo faz mais. Clezivaldo é MVV.