Quem ama cavalos e começou na MVV com apenas 18 anos?

12 de dezembro de 2019
Por Agência Lúmen
JOSENILDO-DOS-SANTOS-6

O momento na Mineração Vale Verde (MVV) é de mais uma transição. E ele já está acostumado com esses processos de mudança que acontecem vez ou outra no empreendimento.

Josenildo está na Mineração Vale Verde desde 2007 (Foto: Zóio Comunicação)

Afinal, Josenildo dos Santos chegou na MVV quando tinha apenas 18 anos de idade.

Hoje, com 30, ele passa na memória os instantes decisivos vividos no ambiente de trabalho, almejando novos tempos com a implantação das obras do Projeto Serrote.

“Zé Maguinho”, como é conhecido na mineradora, é uma figura benquista, tendo sido até “garoto propaganda” da MVV em diversas peças publicitárias, figurando em fotos promocionais e no site oficial da empresa.

Ele iniciou ainda quando a Fazenda Melancia tinha poucas instalações. Quando chegou, em 2007, segundo ele, ainda não havia o Galpão Testemunho em si.

Tayze, João Guilherme e ele curtindo o final de semana (Foto: Arquivo pessoal)

“Isso aqui era moradia de um fazendeiro da região. Só havia a casa dele; os prédios administrativos foram tomando corpo com o passar do tempo. E veja que coisa curiosa: agora estamos de mudança, deixando para trás a Fazenda Melancia e nos dirigindo para o canteiro de obras. Acho super positiva essa ‘nova casa’, pois ficaremos ainda mais integrados”, diz.

Há quase 13 anos, Josenildo se candidatou na MVV como auxiliar de campo. Atualmente está no cargo de técnico em Mineração, após realizar cursos e aprimorar o conhecimento no dia a dia da empresa.

“Amo o que faço. Justamente por estar aprendendo mais e mais a cada dia”, pontua ele, que em casa é chamado de “Nil”.

O apelido carinhoso vem de sua esposa Tayze Grazielle da Silva Santos, de 25 anos.

Sempre juntos: João Guilherme já está com 5 aninhos (Foto: Arquivo pessoal)

O casal está junto há pelo menos sete, cujo fruto desse amor é o pequeno João Guilherme, cinco de idade.

“João e ele são muito apegados um ao outro. Sempre juntos. O pai não pode sair para nenhum lugar, que ele já fica no pé, querendo ir junto”, sorri Tayze, que é dona de casa.

“Ele é um pai exemplar. Sempre em busca do melhor para o João. O Nil constantemente me diz que quer dar ao filho o que nunca pôde ter na infância e tenta suprir isso ficando com ele todas as noites brincando, assim que chega do trabalho. Também se importa muito com o andamento dele na escola”, revela a esposa.

Josenildo ama cavalos e comprou um recentemente (Foto: Arquivo pessoal)

Desde cedo, ainda muito jovem, Josenildo trabalhou na roça, ajudando seus pais, que eram agricultores no plantio de fumo.

Fazia isso juntamente com alguns de seus irmãos. Tem, no total, oito (dois homens e seis mulheres).

Até hoje sua mãe Zenilda mora no sítio Torrões, onde vai passar os finais de semana com a família e aproveita para andar a cavalo, uma de suas grandes paixões.

Há somente cinco meses que o pai de Josenildo, o seu Manoel, faleceu. É uma lacuna que não pode ser preenchida, mas ele, que é católico, leva a vida a partir dos seus ensinamentos, com o filho João seguindo seus passos futuros.

Pai e filho andam para todo canto juntos, sempre combinando a cor da camisa (Foto: Arquivo pessoal)

“Ele é uma pessoa que realmente se dá com todo mundo. É incrível! Tem vários amigos e sempre procura servi-los, quando precisam. Um ótimo companheiro de vida, também! Está do meu lado nos momentos bons e ruins. Sei que posso contar com o Nil a toda hora. Sou muito grata a Deus por ter colocado ele em minha vida”, pontua a eterna apaixonada Tayze.

Ela morava em Arapiraca, perto do campus da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Usualmente, via-o passar nos carros da MVV, até que um dia uma vizinha os apresentou. Houve uma troca de telefones e, desde então, o vínculo nunca mais se rompeu.

Atualmente, a família mora no loteamento Ana Carolina II, no Centro da cidade de Craíbas.

A família está sempre junta, nos mais distintos momentos (Foto: Arquivo pessoal)

“Aos finais de semana, ele gosta de jogar bola — e às vezes até leva o João Guilherme. Gosta também de abrir a mala do carro e ouvir música. E como já disse, ama cavalos. Sempre adorou, mas só há pouco comprou o ‘Major’, nome dado ao seu. Minha sogra construiu baias e agora é que está feita a festa no sítio, com o João subindo em cima dos animais e tudo. Esse contato com os bichos e a natureza é muito importante na idade dele. Ah, e o Nil participa também de cavalgadas pelo município. Nasceu para estar entre os seus, em grupo”, conta a esposa Tayze.

Josenildo pensa diferente. Josenildo faz mais. Josenildo é MVV.

OUTROS REGISTROS