A Mineração Vale Verde recebeu do Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA/AL), no final de julho, a Licença de Instalação para sua adutora de água. A adutora é uma estrutura formada por tubos de médio diâmetro que liga a rede de abastecimento de água até o local onde ela será utilizada.
O recurso hídrico é essencial para, entre outras necessidades, separar o concentrado de cobre do rejeito. A água é captada no Rio São Francisco, a partir da adutora de 57 km construída em 2014 pelo Governo de Alagoas entre Traipu e Arapiraca.
A adutora, com cerca de 7 km de extensão, não prejudica a população: o sistema original foi construído com capacidade muito maior do que é utilizada atualmente e atende com folga as cidades de Arapiraca, Craíbas e o Projeto. Além disso, a MVV irá consumir menos de 20% da capacidade total de água do sistema e da rede de água bruta, não tratada e a população recebe água da rede de tratamento da CASAL, ou seja, de água tratada.
DIÁLOGO
A duração total da implantação da adutora é de quatro meses, sendo 30 dias diretamente nas comunidades que serão impactadas pela obra: Pau Ferro (Craíbas), Corredor, Assentamento Ceci Cunha e Canaã (Arapiraca). No Diálogo Social realizado em junho último – iniciativa que é considerada a licença dos moradores para a realização da obra – a aprovação foi de 98%.