Projeto Serrote incentiva o empreendedorismo feminino com projeto no Agreste alagoano

25 de fevereiro de 2021
Por Agência Lúmen
WhatsApp-Image-2021-02-25-at-12.48.51

Em fevereiro deste ano, a nossa empresa, por meio da terceirizada Expressão Socioambiental, iniciou diversas oficinas com mulheres empreendedoras da região.

Bolos estão no menu das mulheres participantes do projeto (Foto: Expressão Socioambiental)

Em 2018, a MVV já havia identificado mulheres do Agreste alagoano que produziam bolos de forma artesanal. À época, elas forneciam ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), ambos na cidade de Arapiraca.

“Naquele ano, através de um diagnóstico rural participativo, conseguimos constatar potencialidades nas comunidades da nossa área de influência direta [AID]. Um dos pontos levantados foi a incrível habilidade de algumas mulheres com os alimentos da nossa região. Agora, como uma forma de desenvolver o empreendedorismo feminino e fomentar a cultura local, elas trabalham com a produção de doces, bolos e tortas. Após novo diagnóstico, essa nossa iniciativa está acontecendo com 40 mulheres da AID, em parceria com a empresa Expressão Socioambiental. Esse diagnóstico visou identificar pessoas que têm esse perfil e interesse. Algumas oficinas já foram realizadas e outras estão programadas para iniciar com a capacitação a partir das dificuldades reconhecidas nas oficinas desse mês de janeiro”, pontua Gyslane Chaves, analista de Relações Comunitárias da nossa empresa.

Produção durante as oficinas realizadas (Foto: Expressão Socioambiental)

Esses novos encontros ao longo dos próximos meses ajudarão na comunicação entre elas, no fortalecimento das equipes gestoras, na precificação da mão de obra, na realização de orçamentos e no planejamento da produção – a fim de não haver sobras ou faltas na comercialização dos produtos, por exemplo.

Em janeiro, como exercício das oficinas, foram feitas visitas à feira de Craíbas e da Associação de Mulheres Produtoras de Broas e Outros Produtos Alimentícios da Agricultura Familiar (Asprobroas), em Arapiraca.

Até o momento, a MVV e a Expressão Socioambiental conseguiram envolver 40 mulheres. O espaço de interação e integração de novos membros está em aberto.

Encontros acontecerão também em março e abril (Foto: Expressão Socioambiental)

OUTROS REGISTROS