Em agosto último, a nossa empresa lançou o projeto “Roda Com Elas na Comunidade” que que acontecerá uma vez ao mês com palestras envolvendo pautas sociais direcionadas às mulheres da nossa região.
O lançamento ocorreu com uma pauta sobre Agosto Lilás, mês de enfrentamento à violência contra a mulher (veja como foi clicando aqui).
E, nesta segunda-feira (10), um novo encontro foi realizado com as mulheres da área de influência direta (AID) da Mina Serrote, aqui em Craíbas, no Salão de Festas da Professora Graça, na Lagoa do Mel contando, mais uma vez, com a parceria do Centro de Defesa dos Direitos da Mulher em Alagoas (CDDM).
O tema escolhido este mês foi Outubro Rosa, em alusão à campanha anual realizada mundialmente no mês de outubro, com a intenção de alertar sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama.
Além de abordar sobre este tema, a equipe do Centro de Defesa dos Direitos da Mulher em Alagoas (CDDM) levou uma dinâmica especial para as mulheres presentes no evento destacando as qualidades das craibenses. Adjetivos como “determinada”, “guerreira”, “prestativa”, “lutadora”, “paciente”, “especial”, “linda” e “maravilhosa” foram descritos por elas próprias.
Esta autovalorização é essencial para o empoderamento de todas. Por isso, a nossa empresa investe tanto neste olhar para si destas mulheres, a fim de que criem suas próprias narrativas de vida, sem depender de olhares externos para se afirmarem como são.
Houve interações muito relevantes durante a palestra, com dinâmicas de laços e partilhas das vivências de cada uma. Um momento de muito aprendizado e ainda mais fortalecimento de vínculos entre o grupo formado neste semestre.
O próximo encontro ocorrerá no mês de novembro com a temática “Do Silenciamento ao Feminicídio: Do que as Mulheres têm Medo?”.
O Projeto “Roda com Elas na Comunidade” ocorrerá durante todo este ano e o início de 2023, o que renderá um documentário com depoimentos das mulheres envolvidas e acompanhamento das oficinas que ocorrerão com temas relacionados ao empoderamento, saúde da mulher e acessibilidade a direitos.