Muitos sabem que para se construir um empreendimento é necessário um projeto antes de começar a obra. Você também já deve ter se deparado com termos do tipo “projeto básico” ou “projeto executivo”. Esses termos se referem ao nível de detalhamento de um projeto e são definidos pela quantidade de informações técnicas adicionadas a ele. Mas você sabe o que significam?
- Anteprojeto ou projeto conceitual
Nesse nível, realiza-se o esboço ou rascunho de um projeto, com base em estudos preliminares e nas determinações das partes interessadas. O objetivo é chegar à melhor solução técnica, definindo as diretrizes e estabelecendo as características a serem adotadas.
- Projeto básico
O objetivo aqui é definir com precisão as características básicas do empreendimento e o desempenho almejado na obra para que seja possível estimar o custo e o prazo de execução. A elaboração dos desenhos se baseia nos estudos preliminares e no anteprojeto.
- Projeto detalhado ou executivo
O projeto detalhado não é um novo projeto, e sim o detalhamento do projeto básico. Aqui é definido de forma detalhada o conjunto dos elementos necessários e suficientes para a execução completa da obra, como os componentes utilizados, materiais, cálculos estruturais, desenhos, especificações técnicas, cronograma e orçamentos. Tudo em conformidade com as normas técnicas e leis brasileiras. As obras do projeto Serrote que se iniciam em 2019 contam com a contratação do projeto detalhado.
- As built
O termo “AsBuilt”, traduzido do inglês, significa: “como construído”. E, como o próprio nome já diz, é uma documentação que fala sobre a maneira como foi executada a obra. Realizar o AsBuilt é uma forma de garantir que os projetos tenham sido seguidos e, em casos de alterações imprevistas, sejam devidamente documentadas. O AsBuilt também é importante para evitar problemas em caso de possíveis reformas ou manutenções futuras, onde o executado difere do projeto detalhado.