Programa Guardiões da Caatinga finaliza curso com estudo e viagem de campo em Maceió

12 de novembro de 2021
Por Agência Lúmen
WhatsApp-Image-2021-11-12-at-12.50.02-2

No último dia 30, ocorreu a última aula do Programa Guardiões da Caatinga, parceria inédita entre a nossa empresa e o Instituto SOS Caatinga, com o objetivo de formar agentes ambientais no Agreste alagoano.

Alunos adentraram na trilha de mata atlântica (Foto: SOS Caatinga/ cortesia)

Ao longo de todo o curso, 25 pessoas de Craíbas tiveram aulas teóricas e práticas durante um ano inteiro. Os alunos e alunas foram capacitados com uma rica ementa sobre educação ambiental; botânica; tratamento e disposição de resíduos; reciclagem; fauna e flora do bioma Caatinga; identificação de animais com riscos à saúde humana; conhecimento de entidades governamentais relacionadas à conservação do bioma; e outros módulos.

Ao final do curso, os nossos Guardiões da Caatinga receberão certificado comprovando que são especialistas e poderão atuar na área.

Segundo o diretor da ONG SOS Caatinga, Marcos Araújo, a previsão da formatura com entrega de certificados é para dezembro deste ano.

Cenário verde: Reserva do Catolé fica na capital alagoana (Foto: SOS Caatinga/ cortesia)

VIAGEM DE CAMPO

Uma aula prática especial finalizou o curso, com a ida dos alunos do Programa até o Batalhão de Polícia Ambiental (BPA), no Catolé, situado na capital alagoana.

Em agosto último, eles puderam ir, também, a uma aula prática com trilha ecológica em São José da Tapera, onde fica a sede do Instituto.

Na oportunidade, no BPA, os Guardiões da Caatinga fizeram trilha na Reserva do Catolé e do Fernão Velho, onde há forte presença da mata atlântica. Os alunos puderam conhecer nascentes, cachoeiras e a mata em si.

Na própria sede do BPA, os nossos futuros agentes ambientais tiveram palestras, uma delas destacando animais empalhados predominantes tanto no bioma caatinga, como na mata atlântica.

De acordo com Marcos Araújo, os alunos ficaram bastante emocionados por chegarem ao final do Programa, gratos pelo conhecimento acumulado e felizes em perpetuá-lo para outras pessoas.

“Esse projeto teve como intuito capacitar moradores do município de Craíbas para atuarem como protetores do Meio Ambiente, recebendo treinamento sobre a fauna e flora da Caatinga, bem como sobre noções de empreendedorismo, na utilização de plantas nativas e medicinais como fonte de renda, por exemplo. Além da parceria firmada com a MVV, contamos com o apoio fundamental do BPA em vários momentos. Fechamos nosso curso com chave de ouro, nessa trilha feita na Área de Proteção Ambiental do Catolé e Fernão Velho. Esperamos que os Guardiões sejam multiplicadores dos cuidados que todos e todas devemos ter com o Meio Ambiente. Muito obrigado a todos que confiaram no nosso trabalho e se dispuseram a enxergar o meio em que estão inseridos com outros olhos”, diz o diretor do SOS Caatinga.

OUTROS REGISTROS