Prevenção: empregados da MVV recebem vacina contra Influenza

8 de abril de 2020
Por Agência Lúmen
MVV_VACINA_INFLUENZA3

Enquanto especialistas em todo o mundo correm contra o tempo em busca de soluções contra o novo coronavírus (COVID-19), precisamos nos lembrar que os cuidados com a saúde requerem uma série de medidas não diretamente relacionadas à pandemia que, principalmente nesta época do ano, também são muito importantes.

Trabalhadores receberam assistência de saúde (Foto: MVV)

Pensando nisso, a Mineração Vale Verde (MVV) realizou, na última sexta-feira (3), uma grande campanha de vacinação contra a Influenza (H1N1, H3N2 e dois vírus do tipo B) com todos os seus empregados e dependentes.

As doses da vacina foram aplicadas no próprio ambulatório da empresa. Para os trabalhadores que estão em trabalho remoto (home office), foram disponibilizadas rotas de ônibus especiais para o apoio logístico.

Todos os empregados foram vacinados (Foto: MVV)

Lycia Lima, enfermeira do Trabalho da empresa, falou da importância da iniciativa da MVV no combate à pandemia.

“Muitas pessoas se preocupam apenas com as medidas de prevenção do ‘coronavírus’, como lavar as mãos corretamente e evitar o contato com o nariz, os olhos e a boca. Mas tão importante quanto isso é se prevenir de outras doenças, que também podem nos fazer muito mal. Daí o porquê da vacina, que estimula respostas imunológicas e nos protege de vários tipos graves de Influenza”, explica Lycia.

Ação aconteceu no novo ambulatório do Projeto (Foto: MVV)

NOVO AMBULATÓRIO

No último dia 11 de março, a MVV inaugurou o novo ambulatório do Projeto Serrote.

A estrutura conta com sala de observação, depósito, farmácia, banheiros, copa, vestiários, consultório médico, emergência e recepção, além de espaço para Brigada de Emergência.

Nesse dia, os trabalhadores realizaram exames em parceria com a Unidade Integrada do Sesi/Senai de Arapiraca, como hemograma, eletroencefalograma, eletrocardiograma, raio X de tórax e lombar, acuidade visual, audiometria e consulta psicológica.

Evento de inauguração recebeu a parceria do Sesi/Senai (Foto: Agência Lúmen)

Segundo a técnica de Enfermagem do Trabalho da MVV, Fátima Smith, estes são exames periódicos que os empregados anualmente têm que fazer para ficarem em consonância às recomendações da Norma Regulamentadora 7 (NR7) e a própria Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

“No mais, é importante sempre estarmos fazendo check-ups para analisar nossa condição de saúde. Assim, poderemos sempre desempenhar nosso papel da melhor forma e de maneira segura”, diz ela, que estava conduzindo o encaminhamento dos exames dentro do novo prédio.

O ambulatório fica nas proximidades dos escritórios administrativos da MVV. Eram também nas imediações que estavam as Unidades Móveis do Sesi, a realizar os atendimentos especializados.

Realização dos exames periódicos (Foto: Agência Lúmen)

“Acho importante esse momento de checagem geral nossa! Já aproveitamos para ver como estamos de saúde. Antes, tínhamos que nos dirigir para Arapiraca para fazer esses exames e, por vezes, perdíamos vários turnos de trabalho. Nessa parceria da mineradora com o Sesi, as consultas vieram até nós. Muito mais praticidade”, pontua o técnico de Agropecuária da MVV, Jaedson Oliveira.

À frente de toda essa movimentação, mais uma vez estava a enfermeira do Trabalho da MVV, Lycia Lima, que enfatizou que a pauta foi realizada de forma rápida e eficiente.

Margareth Dantas realizou os exames de audiometria (Foto: Agência Lúmen)

Margareth Dantas, fonoaudióloga do Sesi, elogiou o empenho da mineradora em cuidar de seus empregados. “Achei tudo muito bem organizado, sem filas. E é bom para empresa e para os trabalhadores que estes exames periódicos venham até o empreendimento. Essa parceria é muito valiosa”, ressalta.

Esses exames periódicos serão feitos duas vezes ao ano — em março e em setembro. Desta vez, 47 pessoas passaram pelas análises médicas.

[vplayer id=4741]

Confira mais imagens do dia da inauguração do ambulatório da MVV:

OUTROS REGISTROS