Prevenção de acidentes: relatório demonstra eficácia das ações de Segurança do Trabalho

25 de setembro de 2020
Por Agência Lúmen
ANALISE-PRELIMINAR-DE-RISCO-APR-1

Toda uma cultura de Segurança está sendo ambientada desde o começo da implantação da Mineração Vale Verde (MVV). E há alguns instrumentos que ajudam nos bons resultados que vêm sendo obtidos, que é o uso da Análise Preliminar de Risco (APR), da Análise de Risco de Tarefa (ART) e da Permissão Para Trabalho (PPT) para atividades críticas, além das ferramentas de identificação de desvios e prevenção como o Relatório de Observação de Segurança (ROS) e as inspeções de campo diárias realizadas pela equipe de Segurança do Trabalho.

A APR é um dos instrumentos para a prevenção de acidentes na MVV (Foto: Agência Lúmen)

Na mais recente análise crítica dos registros de Segurança do Trabalho, elaborada pela Gerência de Saúde, Segurança, Meio Ambiente e Comunidades (SSMAC) da MVV, pode-se notabilizar o quanto a companhia investe em seu principal valor que é a Segurança.

Segundo o gerente da área, Renato Saraiva, o estudo compreendeu o período de 01/01 a 16/08/2020 e foram analisados 1.240 registros proativos e reativos do Projeto Serrote, a fim de identificar se os resultados atingidos até o momento estão de acordo com o esperado.

“Pode-se perceber o número de acidentes evitados pelas ferramentas e ações de prevenção da nossa empresa. Na MVV, a Segurança está em primeiro lugar e as pessoas devem sempre estar atentas, sempre com uma visão de percepção de risco”, diz Renato Saraiva.

A metodologia utilizada no estudo aponta para o comparativo entre desvios identificados e tratados e incidentes ocorridos, analisados e com plano de ação concluído e estes mesmos desvios e incidentes, caso não tivessem sido identificados e a ação de correção não tivesse sido previamente realizada.

A conclusão do estudo foi que, potencialmente, 1 acidente fatal, 23 acidentes com afastamento e 45 acidentes sem afastamento não aconteceram devido à correção dos desvios que poderiam tê-los causado.

“Pode-se considerar que as ações de prevenção implementadas no Projeto Serrote têm se mostrado eficientes. Nota-se certo número de desvios, mas que são rapidamente identificados e corrigidos, antes que eles sejam traduzidos em incidentes”, finaliza o gerente de SSMAC da MVV, Renato Saraiva.

Quem tiver mais curiosidade sobre o assunto e quiser ver o estudo completo, basta procurar o setor de SSO.

OUTROS REGISTROS