Portas Abertas: secretários municipais de Arapiraca visitam nossa planta industrial

1 de outubro de 2021
Por Agência Lúmen
WhatsApp-Image-2021-09-28-at-16.20.48-12

Nesta terça-feira (28), houve nova visita institucional em nossa empresa. Desta vez, foram os secretários municipais de Arapiraca que conheceram a nossa Mina Serrote.

Visitantes foram até a mina para conferir os trabalhos de perto (Foto: Agência Lúmen)

Representantes das secretarias municipais de Desenvolvimento Rural, de Infraestrutura e da Fazenda, SMTT e Procuradoria Geral do Município de Arapiraca acompanharam os nossos processos internos, tendo todas as dúvidas esclarecidas.

Eles participaram do nosso Programa Portas Abertas da MVV, fazendo um tour pela planta, desde os prédios administrativos e galpão do Almoxarifado até a britagem, mina e barragem.

Antes, os visitantes conheceram o operador de Planta, Igor de Araújo, que é natural de Arapiraca. Ele entrou na nossa empresa pelo Programa Aprendiz Operacional, juntamente com outros 40 jovens de Craíbas e Arapiraca.

“Esse é o meu primeiro emprego, algo até inesperado, pois essa é uma empresa grande e não se vê empresas assim dando oportunidade a jovens inexperientes da região. Como a mineração é uma área nova por aqui, tivemos todo apoio da MVV, em parceria com o SENAI/AL, no Programa Aprendiz Operacional. Assim, pudemos ‘aprender do zero’ como ser operador em uma planta de beneficiamento. Isso mudou a minha vida!”, pontua o arapiraquense de apenas 20 anos de idade.

Comitiva visitando o platô da britagem primária da nossa planta (Foto: Agência Lúmen)

Na oportunidade, foi entregue a nova edição do nosso jornal Sou Comunidade, mostrando as ações realizadas na nossa região junto aos moradores da área de influência direta (AID) do nosso empreendimento (saiba mais aqui).

“O que almejamos é fazer uma mineração social e sustentavelmente relevante para a região do Agreste alagoano e, ter o poder público junto conosco, é fundamental para a continuidade das nossas atividades em benefício dos moradores de Arapiraca e Craíbas, seja no tocante à geração de emprego, seja na geração de renda por meio dos nossos projetos sociais como o Empreendedorismo Feminino e Projeto de Avicultura, por exemplo. Viemos para agregar valor”, pontua Mário Lima, coordenador de Relações Institucionais, Comunidades e Comunicação da nossa empresa.

Além de Mário, acompanharam a visita do Programa Portas Abertas o supervisor de Perfuração e Desmonte da MVV, Igor Couto; o engenheiro civil da MVV, Felipe Souza; e o gerente de SSMA da MVV, André Maia.

O engenheiro civil Felipe Souza explicando o funcionamento da barragem (Foto: Agência Lúmen)

O encontro foi proveitoso, tendo já a comitiva almejado uma nova visita técnica ainda para este ano, com a vinda de professores universitários. O pedido foi realizado pelo secretário Municipal de Desenvolvimento Rural de Arapiraca, Hibernon Cavalcante.

“Fiquei impressionado com a grandeza do empreendimento e pelo cuidado que vocês têm com o meio ambiente e com o social. Eu queria bastante conhecer a Mina Serrote, sobretudo, devido aos aspectos agronômicos, pois tenho muito interesse em remineralização de solos. As pilhas de estéril da empresa possuem alguns minérios que não lhes interessam economicamente, mas que seriam de grande utilidade nessa pauta que mencionei, apoiando a agricultura. Então, pode ser reutilizado de outras formas, compactuando com o mote sustentável que a MVV possui. Por isso, gostaria de retornar aqui ao empreendimento para uma visita mais técnica posteriormente, acompanhado de professores parceiros da Universidade Federal de Alagoas [Ufal] campus Arapiraca”, diz ele, que é engenheiro agrônomo com mais de 40 anos de carreira.

Ainda segundo Hibernon, uma das coisas que mais o encantou foi justamente a possibilidade de jovens da região, de fato, estarem atuando em plena Operação da Mina Serrote, a exemplo do arapiraquense Igor de Araújo.

OUTROS REGISTROS