Porta-voz dos Bombeiros no evento de Brumadinho dá palestra sobre resiliência

19 de maio de 2020
Por Agência Lúmen
PALESTRA-PEDRO-AIHARA6

Nos dicionários, a palavra “resiliência” é colocada como a capacidade humana de enfrentar problemas e superá-los, adaptando-se às intempéries e mudanças ocasionadas nesse novo caminho que se abre o tempo todo na nossa frente.

Pedro Aihara realizou webinar com times do grupo Appian (Foto: Reprodução)

E foi sobre isso que o tenente Pedro Aihara, do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais (MG), tratou em sua palestra “A Calma no Caos”, realizada nesta segunda-feira (18) para integrantes da Appian Capital Brazil, Mineração Vale Verde (MVV) e Atlantic Nickel (ATN).

O encontro com ele – oficial com oito anos de experiência, tendo atuado ativamente nas tragédias de Brumadinho e Mariana – ocorreu via videoconferência.

O mediador desse papo foi o próprio CEO da Appian Brazil, Paulo Castellari, sendo ele uma das mais de 250 pessoas que assistiram aos apontamentos de Pedro Aihara ao vivo – diversos empregados da ATN acompanharam pela Sala Ipiaú e da MVV, no Refeitório Principal, bem como a partir de suas casas para aqueles em regime de home office.

No Projeto Serrote, encontro ocorreu no refeitório (Foto: MVV)

Segundo Aihara, via de regra, os bombeiros sempre são chamados para cenários críticos, onde respostas rápidas têm que ser dadas em situações de urgência.

“Diante de contextos assim, o medo certamente é um componente que interage conosco nessas circunstâncias. O que precisamos é não deixar que ele nos paralise. Em momentos de crise, precisamos ter abertura para o novo, às vezes podendo exercer uma função que não é necessariamente a nossa, mas que precisamos fazê-la numa liderança situacional, por exemplo. Precisamos estar preparados, sendo muito importante enxergar o outro da maneira mais humana possível”, diz ele, que é porta-voz do Corpo de Bombeiros de MG, mestre em Direitos Humanos e bacharel em Direito e Prevenção de Acidentes.

Várias emoções afloram em períodos como esse (Foto: Reprodução)

Para o especialista, momentos como esse que estamos vivenciando diante da pandemia do novo coronavírus (COVID-19) precisam de uma comunicação de acolhimento visando os nossos empregados e terceirizados; um diálogo aberto e empático. Afinal, o instante é de muita tensão e estresse em todo o mundo.

“A crise pode ser um momento de oportunidade singular. Devemos lembrar que cada papel dentro da empresa é importante, tendo esse foco na disciplina operacional. Cada um tem relevância dentro do que faz! Isso é trabalho em equipe! Mesmo em um cenário crítico, há sempre espaço para uma boa atuação nossa! Temos, então, que ter em mente os nossos valores e relembrar as nossas escolhas, fazendo a diferença quando pudermos, o que deixará um legado de entrega, uma produção com mais qualidade em meio aos gargalos dos nossos processos”, pontua o tenente Aihara.

Contexto da COVID-19 nos leva a novas reflexões (Foto: Reprodução)

IMPERMANÊNCIA

Em sua fala, ele recorreu ao Budismo e citou o caráter impermanente que permeia todas as coisas e situações da nossa vida. Tudo muda, ao ponto de essa crise não ser fixa, sólida. Ela também vai passar.

“Vamos viver o presente, em vez de mantermos nossa cabeça no passado e no futuro. Isso gera ansiedade. Precisamos focar no agora para lidar com que está acontecendo. Com o tempo, a resiliência e a inteligência emocional vão nos damos suporte para esse enfrentamento. Precisamos entender e aceitar esse ‘novo normal’. É preciso autocompaixão para respirar fundo e não se cobrar tanto. Vamos ajudar o outro naquilo que está ao nosso alcance no dia a dia”, completa o experiente bombeiro.

Ele trabalhou diretamente nos eventos de Mariana e Brumadinho (Foto: Reprodução)

Houve ainda um instante de perguntas e respostas, onde os espectadores puderam interagir com o especialista mandando questões referentes ao tema.

O CEO da Appian Brazil agradeceu. “Parabéns pela articulação e pelo seu talento, Pedro! Quero agradecer por nos ajudar a reforçar que todo trabalho é importante! Todo papel dentro de uma empresa é realmente importante. Esse ponto se estende para os times da ATN e MVV! Poderíamos ficar aqui conversando sobre isso durante a semana inteira, durante toda a quarentena! Obrigado pela sua dedicação, Pedro! É um privilégio para nós ouvi-lo e tê-lo aqui conosco!”, reforça Paulo Castellari.

O trabalho em equipe é fundamental nas crises (Foto: Reprodução)

Assistindo a tudo do Refeitório Principal do Projeto Serrote, em Craíbas, o técnico de Tecnologia da Informação (TI) da MVV, Sérgio Araújo, enfatizou a necessidade de seguir em frente, pois há outras pessoas que dependem de nós e da nossa liderança em meio a casos como esse.

“Essa palestra nos trouxe um ponto de vista muito bacana, quanto à nossa percepção, ao nosso entendimento e ao nosso sentimento diante do momento de crise que estamos vivenciando. O Pedro demonstrou ter muita serenidade e calma em lidar com situações adversas, onde brotam o medo e a incerteza. Assim, aprendemos a enfrentar sem desespero o que se apresenta, encarando o problema de frente. O momento é de nos cuidarmos e cuidarmos do próximo e seguir lutando com fé e esperança”, pontua Sérgio.

Frase usada em aspas é da Defesa Civil Síria, também conhecida como “Capacetes Brancos” (Foto: Reprodução)

O gerente geral de Operação do Projeto Serrote da MVV, Tony Lima, completou: “O que o Pedro trouxe durante esse webinar foi superimportante! Ele está de parabéns! Um jovem muito talentoso, muito sereno que nos inspira nos momentos mais difíceis, devido à sua vivência no Corpo de Bombeiros de MG. Precisamos realmente manter a calma para superar os obstáculos que aparecem. Não vamos subestimar o problema, nem romantizá-lo dizendo que ‘vai dar tudo certo’, mas saber que temos a capacidade, temos as ferramentas, temos o potencial para superar as dificuldades trabalhando em equipe, como ele mesmo lembrou, com todas as funções de cada um aqui na empresa sendo muito essenciais! Somente juntos, mesmo, é que vamos superar esse momento difícil”.

O tenente Aihara em atividade (Foto: Arquivo pessoal)

Em tempo, o CEO da Appian Brazil, Paulo Castellari, gentilmente pediu para que todos e todas que assistiram à palestra “abrissem” seus microfones para uma salva de palmas ao tenente Aihara e aos demais colegas de trabalho dele que arriscam suas vidas todos os dias por nós.

OUTROS REGISTROS