Saúde não é apenas tratar-se quando doente, mas, sim, trabalhar a prevenção.
Por isso uma parceria entre a Mineração Vale Verde (MVV) e a Unimed Metropolitana do Agreste, com sede em Arapiraca, tem trazido esse tema à tona.
Na última quinta-feira (10) a Fazenda Melancia, em Craíbas, recebeu o projeto “Mude 1 Hábito”, com diversos exames laboratoriais, bioimpedância e uma palestra especial.
Segundo a enfermeira Sandrelly Mauryelly, do departamento de Medicina Preventiva da Unimed, o intuito é fazer com que as pessoas tenham uma mudança no estilo de vida e busquem essa mudança.
“A nossa equipe veio para fortalecer isso, com ações de prevenção e de promoção à saúde. Realizamos coletas de exames e pretendemos trazer em breve para a MVV uma médica especialista em saúde do adulto e do idoso para que ela possa fazer um trabalho contínuo aqui na empresa, evitando doenças crônicas e outros fatores de risco”, diz.
PREVENÇÃO
A bioimpedância geralmente é feita por um nutricionista que analisa a composição corporal de cada pessoa, indicando a quantidade aproximada de músculo, osso e gordura.
“Ela tem o objetivo de medir o nível de gordura visceral, também um fator de risco para o câncer e outras doenças como a diabetes”, completa Sandrelly.
Para a enfermeira, é de total importância que algo dessa natureza esteja acontecendo numa empresa como a MVV, que se importa com seus empregados.
“Hoje mesmo medimos a pressão arterial de diversas pessoas aqui e já conseguimos identificar algumas que futuramente podem, por exemplo, ser hipertensas. Então temos que trabalhar já de agora, fazendo uma orientação bem ampla dentro desse aspecto, a fim de minimizar os riscos de saúde. A MVV está de parabéns, pois esse projeto é a longo prazo!”, finaliza a especialista de Medicina Preventiva.
A orientação, também, é de mudança de rotinas. Assim, com disciplina, é criada cada vez mais uma versão melhor de nós mesmos.