Desde o dia 22 de fevereiro deste ano, mãe e filha saíam de casa às 10h30, localizada na comunidade Pixilinga, em Craíbas, pegavam o ônibus em direção a Arapiraca e chegavam na Unidade Integrada Sesi/Senai para as aulas da Formação Profissional de Alimentos (confeitaria), após almoço.
Esse curso foi ofertado de segunda a sexta-feira, de forma gratuita por meio de uma parceria entre o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Alagoas (Senai/AL), Mineração Vale Verde (MVV) e a Prefeitura de Craíbas. Ele acabava sempre às 17h e, mais uma vez, mãe e filha retornavam juntas para sua residência, com horário de chegada às 19h no Pixilinga.
O esforço, segundo a dona Célia Félix de Menezes Silva, de 50 anos, valeu a pena, pois hoje ela está com o certificado de confeiteira profissional, entregue ao final da formação.
“Foi um curso maravilhoso em minha vida! Hoje tenho segurança em tudo o que faço na cozinha. Agradeço demais aos envolvidos por proporcionarem esse momento rico de aprendizado para todas nós”, diz Célia, mãe de Débora Fernanda Pereira da Silva, 19.
Ela é agricultora e planta em 1,5 tarefa de terra as culturas de fumo, feijão, milho e macaxeira, em seu terreno que fica no Pixilinga. “Esses dias, fiz um bolo de macaxeira com a macaxeira colhida em meu terreno. Com toda a modéstia, ficou uma delícia!”, conta dona Célia, toda orgulhosa.
Após iniciar o curso, Célia e Débora já montaram uma barraca em frente de casa com o nome “Confeitaria Sonho Meu”, onde já estão comercializando doces (beijinho e brigadeiro), salgados (pão pizza, coxinha, empada e esfiha) e bolos (chocolate com ninho, macaxeira, fubá e massa puba).
“O sonho mesmo agora é montar um espaço físico, com estrutura adequada para atendermos os nossos clientes. Também já estamos atendendo pelo WhatsApp e indo entregar a encomenda quando é perto de onde estamos situadas. Objetivo é crescer aos poucos esse nosso novo negócio”, comenta a empolgada Débora, que já tinha pretensão de ingressar na gastronomia. Aos 15, ela já fazia ovos de Páscoa e trufas para um incremento mensal a mais dentro de seu orçamento.
O curso também serviu para que, assim como mãe e filha, outras craibenses entendessem melhor não só dos alimentos e da instrumentação, mas no quesito preço e venda.
A instrutora do Senai/AL foi a professora Luciane Jerônimo, que curiosamente já havia sido aluna deste mesmo curso.
“Estamos torcendo para que todas elas se tornem confeiteiras empreendedoras, afinal, a confeitaria deu um salto nesse período de pandemia, onde a demanda cresceu. Muitas das nossas alunas já estão aderindo a aplicativos e delivery para fazerem suas entregas. Aqui, elas entenderam as dinâmicas de cada produto e todos os processos envolvidos, aprendendo, inclusive, a custear. Ficamos muito felizes em ver isso acontecer e agradecemos o apoio da MVV e da Prefeitura de Craíbas para a concretização do sonho dessas alunas e, agora, novas profissionais da confeitaria”, pontua, ressaltando que elas fizeram um lindo bolo com três camadas para homenagear a MVV, a cidade de Craíbas e o Senai/AL.
No último dia, além da instrutora Luciane Jerônimo, estiveram presentes na degustação final e entrega de certificados a analista de Relações Comunitárias da MVV, Gyslane Chaves; a secretária Municipal de Educação de Craíbas, Andrea Madeiro; e a subsecretária Municipal de Educação de Craíbas, Edna Farias.
“Esse é o resultado de um trabalho conjunto sério que fizemos com a MVV e o Senai. Esperamos por mais parcerias como essa. O prefeito Teófilo Pereira é um grande apoiador de iniciativas assim, que geram benefício ao nosso povo. Quem mais ganhou foi o município de Craíbas e, sobretudo, essas mulheres empreendedoras, pois temos que valorizar o que é da terra”, diz a secretária Andrea Madeiro.
Para Gyslane Chaves, essa é uma oportunidade a mais para elas entrarem no mercado e serem protagonistas de suas próprias histórias.
“O intuito desse apoio aos cursos realizados foi justamente que essas pessoas pudessem vislumbrar um caminho que está logo à frente delas. O que era preciso era apenas de capacitação; a vontade já exisita. O povo craibense é empreendedor por natureza e está aproveitando as oportunidades que surgem, como essa que foi fruto de uma parceria de sucesso entre o Senai/AL, a Prefeitura e nós. Queremos deixar um legado para o município. Todo esse curso foi gratuito, bem como o transporte. Com certeza, fará a diferença na vida dessas mulheres, abrindo agora um novo capítulo em suas histórias”, finaliza a analista de Relações Comunitárias da MVV.
Além deste curso de confeitaria, que acabou de finalizar neste mês de maio, houve outros três contando com essa mesma parceria: Formação Profissional em Automotiva; Formação Profissional em Refrigeração e Climatização; e Curso Mecânico de Motocicletas, todos eles não relacionados diretamente com mineração, mas com potencial agregado. Os cursos seguiram todas as recomendações e protocolos de Saúde e Segurança contra a COVID-19.
PARCERIA CONSTANTE
A Educação é um dos tópicos mais importantes da nossa sociedade. Decerto, a MVV tem um olhar muito especial para esse quesito.
Prova é que a empresa abriu, ainda em 2020, um curso inédito na região com o Programa Aprendiz Operacional. Cerca de 1.340 pessoas se inscreveram para concorrer às 50 vagas disponíveis para a população de Craíbas e Arapiraca. Desses 50 aprendizes, 41 com maior destaque no Programa assumiram o cargo de Operador de Planta dentro do Projeto Serrote, que iniciará suas operações em meados deste ano. Esse curso teve apoio do Senai/AL.
Além dele, também promovemos em 2019, também com o apoio do Senai/AL, o Programa de Qualificação Profissional fomentando a capacitação de 488 pessoas de Craíbas e Arapiraca em cursos para pedreiro; eletricista montador; carpinteiro; armador; servente; pintor; caldeireiro; encanador industrial; mecânico montador; montador de andaimes; e soldador, com entrega de certificado com validade em todo o território nacional, objetivando aumentar a empregabilidade das pessoas da região para o mercado de trabalho, independente da demanda da mineração.