Palestra e dinâmica com profissionais da Unimed atentam sobre câncer de mama

21 de outubro de 2022
Por Agência Lúmen
WhatsApp-Image-2022-10-19-at-15.49.11-2

A cada ano, o olhar para a Saúde da Mulher vem ganhando mais e mais força. E a nossa empresa também está nessa luta.

Por isso, realizamos nesta segunda-feira (17) uma programação especial para reverenciar o Outubro Rosa, campanha nacional de prevenção ao câncer de mama e, também, com enfoque na Saúde da Mulher.

Aqui no nosso site em Craíbas, houve encontro com profissionais da Unimed Metropolitana do Agreste no nosso Centro de Treinamento, havendo palestra e dinâmica com a médica Luciana Rúbia e com a enfermeira Ianara Maria.

As nossas empregadas e terceirizadas participaram ativamente, desde a Segurança Patrimonial ao Administrativo da MVV, realizando perguntas e interagindo com os conteúdos apresentados pelas especialistas.

DADOS IMPORTANTES

O câncer de mama é o tipo que mais acomete mulheres em todo o mundo, tanto em países em desenvolvimento, quanto em países desenvolvidos.

Cerca de 2,3 milhões de casos novos foram estimados para o ano de 2020 em todo o mundo, o que representa cerca de 24,5% de todos os tipos de neoplasias diagnosticadas nas mulheres. As taxas de incidência variam entre as diferentes regiões do planeta, com as maiores taxas nos países desenvolvidos.

Para o Brasil, foram estimados 66.280 casos novos de câncer de mama em 2021, com um risco estimado de 61,61 casos a cada 100 mil mulheres.

O câncer de mama também ocupa a primeira posição em mortalidade por câncer entre as mulheres no Brasil, com taxa de mortalidade ajustada por idade, pela população mundial, para 2019, de 14,23/100 mil. As maiores taxas de incidência e de mortalidade estão nas regiões Sul e Sudeste do Brasil.

Os principais sinais e sintomas suspeitos de câncer de mama são: caroço (nódulo), geralmente endurecido, fixo e indolor; pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja, alterações no bico do peito (mamilo) e saída espontânea de líquido de um dos mamilos. Também podem aparecer pequenos nódulos no pescoço ou na região embaixo dos braços (axilas).

Confira os principais fatores de risco clicando AQUI

OUTROS REGISTROS