Oficinas presenciais sobre associativismo retornam na comunidade Pau Ferro

11 de setembro de 2020
Por Agência Lúmen
OFICINA-PRESENCIAL-PAU-FERRO2

Devido ao delicado momento que estamos vivenciando, todos os encontros presenciais realizados pela Mineração Vale Verde (MVV) foram formatados para perspectivas virtuais, a exemplo do Diálogo Social.

Moradores puderam voltar às salas de aula presencialmente (Foto: Cortesia)

Cursos com a comunidade que estavam no cronograma para este segundo semestre de 2020, por exemplo, precisaram igualmente se adaptar a esta nova realidade.

Foi o que houve na “Oficina Online Cooperação e Gestão” em julho último, ministrada pela Riccon Consultoria e Treinamentos, ocorrendo via Microsoft Teams com os moradores da comunidade Pau Ferro (saiba mais aqui).

“Estou dia sim, dia não na roça. Trabalhando com fumo. Mas na hora das oficinas, eu venho para casa para assistir. Os cursos proporcionados pela Riccon e MVV são maravilhosos!”, garante a aluna Denise Alves da Silva, moradora da localidade.

Uso de máscaras e álcool gel em todo o processo (Foto: Riccon/ Cortesia)

Segundo ela, as consultoras Rita Lopes e Maria Aparecida Santos passam tudo de forma clara e objetiva, com máxima transparência, proporcionando uma experiência online ainda melhor.

“Elas já falaram sobre cooperação e associativismo na comunidade, mostrando seu verdadeiro significado. Afinal, como podemos cooperar no ambiente em que estamos inseridos? A Rita e a Cida são mulheres de grande sabedoria e me sinto grata por elas estarem dividindo isso com a gente! Já estou ansiosa para os próximos cursos! Espero que mais pessoas possam participar e, assim como eu, adquirir novos conhecimentos”, revela Denise.

Nos últimos dias 22 e 29 de agosto, esses encontros voltaram a ser presenciais por conta da abertura das “fases” do Governo de Alagoas na prevenção à COVID-19, em novos decretos dentro do Plano Estadual de Distanciamento Social Controlado.

Dinâmicas em grupo com jovens da comunidade rural craibense (Foto: Riccon/ Cortesia)

Segundo Rita Lopes, da Riccon, as reuniões ocorreram com todos os ritos de prevenção à doença, tendo distanciamento social e uso obrigatório de máscaras de tecido e álcool gel 70%. As aulas foram sediadas na Escola Municipal José Aprígio da Silva, no Pau Ferro.

Nestes dois momentos, foram realizadas as oficinas de “Manutenção e Funcionamento do Empreendimento Coletivo” e “Associativismo – Gestão compartilhada”, com práticas contando com dinâmicas em grupo.

Os moradores do Pau Ferro, nesse ensejo, puderam aprender a despertar em si a cultura da cooperação; estimular o associativismo e cooperativismo; estimular a prática da gestão compartilhada nos conceitos de produtividade, liderança, inovação e melhoria das práticas empreendedoras; estimular os jovens a criarem ações participativas em prol comunidade; e despertar nos representantes da comunidade atitudes de governança, com intuito de promover ações para o desenvolvimento local.

As consultoras Maria Aparecida Santos e Rita Lopes; novas oficinas devem ocorrer ainda neste mês de outubro (Foto: Riccon/ Cortesia)

OUTROS REGISTROS