A 3ª edição do Simulado Externo de Emergência da Barragem Serrote acontecerá no início deste mês de abril, envolvendo cinco comunidades próximas à MVV.
O evento pedagógico e preventivo é uma realização da Defesa Civil de Craíbas e Arapiraca, com apoio da nossa empresa.
Ele está programado para iniciar às 14h deste sábado (6), contando com a presença de diversas autoridades, incluindo representantes da Polícia Militar de Alagoas (PM/AL), Corpo de Bombeiros, órgãos municipais ambientais e da Agência Nacional de Mineração (ANM).
TODO ANO
Com periodicidade anual, a simulação atende a requisitos legais, cumprindo o que é preconizado para manter em Segurança — o principal valor da nossa empresa — tantos os nossos empregados(as), como os moradores da chamada Zona de Autossalvamento (ZAS).
No ano passado, o evento foi um sucesso, tendo grande aderência da população em grande parte, também, pelo fator comunicacional coordenador pelo analista de Relações com Comunidades, Danielson Santos.
O simulado conta, ainda, com os empregados(as) da MVV atuando como facilitadores(as) para que tudo transcorra como planejado, atendendo e recepcionando as pessoas nos Pontos de Encontro.
No total, são 11 Pontos de Encontro que acolherão cada pessoa que chegar após o toque disparado nas 10 sirenes espalhadas ao longo de 10km abaixo da Barragem Serrote.
BARRAGEM SEGURA
É saudável enfatizar que a Barragem Serrote é segura e não está com nenhum nível de risco. Essa será apenas mais uma simulação para que possamos — Defesa Civil, MVV e autoridades — estar aptos para agir quando necessário.
O modelo estrutural escolhido para o nosso projeto é conhecido como alteamento a jusante (a barragem cresce na direção oposta ao reservatório), diferente das barragens que, infelizmente e de forma trágica, romperam no Sudeste do Brasil.
Além disso, a nossa barragem é monitorada 24 horas por dia, todos os dias do ano (incluindo feriados e finais de semana) com câmeras de altíssima precisão e instrumentação geotécnica que verificam os mínimos detalhes.