Os nossos empregados e empregadas da Mina Serrote tiveram a oportunidade de ouvir e conversar diretamente com o CEO da Sibanye-Stillwater, Neal Froneman, nesta segunda-feira (22).
O presidente da multinacional sul-africana fez uma apresentação aos empregados(as) da MVV, colegas da Atlantic Nickel e escritório corporativo, em Belo Horizonte. Junto com Neal, de forma virtual, estiveram presentes o nosso CEO Paulo Castellari e demais executivos da Sibanye-Stillwater e Appian Capital Brazil.
O encontro ocorreu no estacionamento do ambulatório, aqui no site em Craíbas, havendo também link para acompanhamento remoto.
Falando sobre sua vida pessoal, Neal Froneman iniciou comentando que tem 62 anos, é engenheiro, trabalha no ramo há mais de três décadas e é amante de carros velozes.
Em seguida, pontuou que as pessoas são o que mais importa nos negócios da companhia — fato que converge plenamente com os valores da MVV, inclusive.
“As pessoas são a parte mais importante no nosso grupo e, com vocês, realizaremos um capítulo muito importante na América Latina”, diz o CEO da Sibanye-Stillwater.
Vindo para o Brasil e adquirindo os ativos do Grupo Appian Brazil, a companhia fica agora com atuação em cinco continentes pelo mundo, tendo foco em metais verdes.
“Estamos criando um perfil de energia verde. É o que chamo de ‘metais ecológicos’. Meu pedido a todos vocês é que foquem em estabilidade operacional e entregas com responsabilidade. Assim, cresceremos juntos e juntos na América do Sul, com esse olhar para o aspecto sustentável. Nem tudo é baseado no lucro: tem a ver com a sustentabilidade a longo prazo”, comenta.
DIVERSIDADE
Segundo Neal Froneman, o que diferencia a companhia de outras é o foco dela na inclusão e diversidade.
“Nossa equipe é ‘espalhada geograficamente’ por todo o planeta. E isso nos leva a repensar e interagir com outras culturas. Temos uma verdadeira ‘academia virtual’, onde aprendemos sempre uns com os outros. Estamos sempre olhando para a segurança, para a inclusão e para os nossos valores”, pontua o CEO.
Ainda segundo ele, há programas na Sibanye-Stillwater para as mulheres na mineração e executivos sênior, por exemplo. “Nossa intenção é ter, até 2025, 30% de mulheres na nossa empresa”, relata Neal.
Aqui na MVV, já dispomos do comitê de diversidade Roda Com Elas, a realizar um importante trabalho neste sentido.
Na oportunidade, Neal respondeu, ainda, dúvidas dos participantes sobre o direcionamento estratégico da empresa, a importância do cobre e do níquel para a “Mineração do Futuro” e o alinhamento existente entre a nossa visão, valores e propósitos.