Nesta quarta-feira (16), aqui no Agreste alagoano, aconteceu a Cerimônia de Conclusão das Obras do Projeto Serrote. Foi olhando fixamente para o horizonte, sonhando junto, que a nossa empresa pôde construir o seu empreendimento.
A partir de uma curva de aprendizado e experiência, a MVV apostou em um novo jeito de fazer mineração apresentando um projeto enxuto e eficiente para a extração e beneficiamento do minério. São premissas da nossa empresa o foco em segurança, responsabilidade, ética e resiliência.
Após muitos desafios enfrentados, paralisações devido às instabilidades de mercado e retomada enfrentando a recente pandemia da COVID-19, celebramos a entrega do nosso Projeto.
O evento foi prioritariamente online, apenas com presença de representações de algumas autoridades, empregados, moradores das comunidades vizinhas e jornalistas.
A transmissão ao vivo ocorreu em um link que foi disponibilizado pelo hotsite www.inauguracaomvv.com.br — onde também há uma linha do tempo da nossa empresa — e no evento e-Mineração: Evento de Negócios, organizado pelo Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM).
Mesmo sendo realizada de forma remota, a cerimônia foi marcada pela emoção. Os presentes estavam visivelmente encantados pelo momento, um marco para o Estado de Alagoas.
Além da geração de empregos (no pico de obras, foram mais de 2,1 mil se revezando em turnos; em breve, na fase de Operação, serão gerados cerca de 600 empregos diretos e 1,8 mil indiretos), a nossa empresa tem agido junto à população local ampliando oportunidades de transformação social positiva, sempre de forma sustentável e com bastante diálogo.
Outro ponto emocionante foi que, por conta da pandemia, a maior parte dos empregados do nosso #TimeMVV assistiram a tudo a partir de uma plateia online, a fim de que pudessem participar ativamente da celebração.
A analista de Relações Comunitárias, Gyslane Chaves, ficou muito feliz por esta grande conquista do Grupo Appian Brazil e da MVV. “No final deste ano, faço 10 anos aqui. Ter uma empresa como essa, no Estado onde nasci, é indescritível. É uma empresa que olha para o entorno e não apenas para si. As pessoas — sejam elas empregados ou moradores vizinhos — crescem junto”, pontua Gyslane.
É esse o espírito que o CEO do Grupo Appian Brazil, Paulo Castellari, ressalta: “Todos nós somos mineradores. Todos nós estamos procurando alguma coisa. Todos os setores, todas as indústrias e cadeias de valor passam por um processo muito similar a este nosso da mineração (estudo, construção, exploração e geração de valor). Estamos hoje todos juntos aqui porque compartilhamos um mesmo sonho. Há pessoas aqui com mais de 10 anos na empresa. Elas ficaram, acreditaram que era possível. Outras pessoas chegaram há pouco a esta organização no Brasil; elas deixaram suas empresas anteriores para se juntarem a nós. Essa mina, essa frota de caminhões, essa planta, o laboratório e a pilha de estoque, tudo isso agora está concretizando os nossos valores”, comenta Castellari.
Paulo continuou seu discurso afirmando que o Serrote quebra uma série de paradigmas com uma mineração inteligente, segura e que gera valor.
“Sua conclusão demorou por conta da abordagem alterada, com uma proposta mais enxuta. Essa é uma conquista de todos nós! Obrigado a vocês que fizeram isso aqui acontecer, nossos empregados e terceirizados. Vocês podem trabalhar em qualquer empresa do Brasil e do mundo! Sou privilegiado pelo time que temos. Foi, de fato, um esforço conjunto. Agradeço imensamente ao governador de Alagoas, Renan Filho, ao secretário Rafael Brito — por todos seus esforços quando à frente da pasta de Desenvolvimento Econômico do Estado — e aos nossos acionistas”, ressalta o CEO do Grupo.
No local, representando a cultura genuinamente nordestina, dois artistas da terra executaram o Hino Nacional na sanfona. Foram os arapiraquenses Márcio Vieira e Maxsuel Silva.
Houve homenagens ao gerente geral de Operação da MVV, Tony Lima, e ao gerente geral de Implantação, Leandro Tunussi, com a entrega da árvore-símbolo da empresa, a Timbaúba, na cor cobre, representando o minério extraído por nossa empresa. A esposa de Tony, a jornalista Simone Cardoso, foi quem subiu ao palco para fazer a entrega a ele, simbolizando esse suporte precioso que temos em nossas casas, que é o maior motivo de trabalharmos todos os dias com foco, responsabilidade e resiliência, sempre com a Segurança em primeiro lugar.
Agora, vamos juntos rumo à fase de Operação da planta, pensando sempre diferente e fazendo mais.
Confira na íntegra como foi a nossa cerimônia