No último dia 13, a nossa empresa efetuou mais um embarque para o mercado internacional, por meio do Porto de Maceió. Foi o sexto deste ano e o sétimo da nossa história.
O embarque do nosso concentrado de cobre partiu no navio M/V Unity Moon, rumo ao porto de descarga Pori-Mäntyluoto, na Finlândia. É a quinta vez que este país é destino do nosso produto.
Foram embarcadas 10.915 toneladas dmt (secas) / 12.000 toneladas wmt (úmidas), diante de uma perspectiva de mineração sustentável e inteligente feita pela nossa empresa. A previsão é de que haja novo embarque de concentrado do minério já neste próximo mês de novembro.
Ao todo, a contar com o nosso primeiro embarque em novembro de 2021, de lá para cá, já encaminhamos cerca de 69,5 mil toneladas de concentrado de cobre secas (dmt) para o mercado asiático e europeu — uma vez para a China, uma para a Polônia e, agora, cinco para a Finlândia.
EXPORTAÇÕES EM ALAGOAS
O economista alagoano Cícero Péricles destacou o aumento das exportações no nosso Estado, pontuando a MVV como um dos pontos altos para o bom momento.
A fala do especialista aconteceu dentro de um quadro sobre Economia no programa Bom Dia Alagoas, da TV Gazeta (afiliada da Rede Globo), no último dia 11.
“As exportações em Alagoas, de janeiro até setembro de 2022, cresceram 60% em comparação com o mesmo período do ano passado, fato este que é muito positivo. Esse crescimento não veio a partir, na verdade, dos produtos tradicionais que são exportados, como o açúcar ou o fumo. Vem de um produto que é novidade na nossa pauta exportadora: o concentrado de cobre, que vem de Craíbas, lá da Mina Serrote. Este ano, até setembro, a Mina Serrote já representa 26% de todas as vendas externas alagoanas. É esse o motivo central do aumento dessas nossas exportações”, pontua o economista Cícero Péricles.
Para conferir a entrevista dele na TV Gazeta, clique AQUI