O bairro Novo Horizonte — onde está instalado o 3º Batalhão de Polícia Militar (BPM), em Arapiraca — possui um nome que coincide com uma perspectiva ímpar para as crianças que participam do Projeto Pelotão Mirim.
Esses jovens, meninos e meninas do Agreste alagoano, terão um “novo horizonte” a partir da parceria inédita entre a Mineração Vale Verde (MVV) e o 3º BPM de Alagoas.
Em 2020, as duas instituições assinaram um Memorando de Entendimento, um acordo de cooperação mútua para implantar e desenvolver atividades de interesse entre as duas partes.
E a assinatura do termo já está rendendo frutos: as obras das salas de aula do Projeto Pelotão Mirim iniciaram neste mês de agosto, com a fundação e colocação das peças metálicas na sede do Batalhão.
A obra trata-se de uma estrutura que abarcará praticamente todas as aulas dos jovens integrados ao Pelotão.
Para o gerente geral de Operação da Mina Serrote, Tony Lima, é uma honra para a MVV poder contribuir com o desenvolvimento social, cultural e educacional dos jovens do Agreste alagoano.
“É com um sentimento de muita gratidão que estamos firmando a base, a fundação desse lindo projeto da Polícia Militar de Alagoas aqui na região, que já tem mais de 10 anos de existência. Sabemos dos desafios em se manter um projeto visionário como esse por tanto tempo, então, a partir dessa parceria acreditamos que podemos dar um novo horizonte a essas crianças que em breve integrarão as novas turmas nestas salas de aula que estará capacitando as novas gerações. O que mais importa para a MVV são as pessoas”, diz Tony.
O Pelotão Mirim é um projeto socioeducativo pioneiro no Nordeste, destinado ao atendimento de crianças em situação de vulnerabilidade social com a oferta de atividades educacionais, artísticas, esportivas e de lazer.
Segundo o comandante do 3º BPM, tenente-coronel Eliezer Lisboa, essa parceria entre a polícia e a MVV é muito importante para a instituição e para o Estado de Alagoas.
“O nosso Projeto Pelotão Mirim já possui mais de 10 anos e ele fica sempre à mercê da disponibilidade de salas que são utilizadas pelo Batalhão. Nós temos ainda outros projetos, como a formação de policiais militares, por exemplo — eles se formam, também, na sede do nosso Batalhão. Na maioria das vezes, todas as salas ficam ocupadas por eles. Então, por isso, essa parceria com a MVV, havendo a construção dessas novas salas nesse pequeno complexo que está sendo erguido para o Pelotão Mirim, é de suma importância, porque resolverá, solucionará esse problema”, pontua.
De acordo com o tenente-coronel Eliezer Lisboa, com essa entrega sendo feita em breve, as aulas do Pelotão serão retomadas.
“Já vamos criar uma nova turma do Pelotão Mirim para dar continuidade a esse trabalho importantíssimo com os jovens da nossa região. Esse Projeto tem a possibilidade de auxiliar algumas crianças menos assistidas. Elas precisam ter um melhor acompanhamento e o Pelotão Mirim vem resgatar isso, fazendo toda a preparação educacional desses jovens para a vida. Agradecemos à MVV por apoiar esse nosso projeto social. Temos a certeza que a mineradora irá nos ajudar com essa realização e outras mais. Agora, o Pelotão Mirim tem uma casa”, comemora o comandante do 3º BPM.
O Projeto atua com aulas de música com partituras, educação física, aulas de reforço, atividades esportivas e de lazer, orientação sobre drogas e comportamento e palestras educativas sobre diversos temas, além da participação em diversos eventos públicos e sociais.