A Mineração Vale Verde (MVV), além de trazer no nome a única cor que amadurece, está instalada em cidades cujos nomes fazem referência direta a árvores: a arapiraca e a craibeira.
E comemorando o Dia da Árvore, no sábado (21), foram realizadas diversas ações ao longo da última semana para reverenciar este importante momento.
No Centro de Educação Ambiental da MVV, na Fazenda Uruçu, em Craíbas, houve na quinta-feira (19) uma trilha ecológica com estudantes da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) campus Palmeira dos Índios.
Os alunos do curso de Biologia foram guiados pelo técnico de Meio Ambiente da MVV, Jadson Gama, que também apresentou um panorama da empresa durante palestra.
MUDAS
Outro instante marcante nesta semana foi o plantio de mudas no canteiro de obras do Projeto Serrote, também em Craíbas, na sexta (20) pela manhã.
A ação teve a participação direta de Renato Saraiva, gerente de Saúde e Segurança Ocupacional (SSO); Marco Magalhães, gerente de Obras; André Maia, coordenador de Meio Ambiente; e Micheline Magalhães, analista administrativa da MVV, todos plantando mudas de angico e catingueira.
No local, também foram colocados cactos mandacarus, nas imediações dos containers onde estão provisoriamente alguns escritórios administrativos.
“Esse momento mostra o compromisso e a preocupação da MVV com a preservação da nossa mata. Após a implantação do Projeto Serrote e seu término, a intenção é fazermos o replantio de toda essa área em que estamos atuando hoje”, conta o engenheiro ambiental André Maia.
WORKSHOP
Por fim, ainda na sexta (20), em parceria com a Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, aconteceu o workshop de Produção de Mudas na Escola Municipal de Circo Teófanes Silveira, no Bosque das Arapiracas.
Para a ocasião foram levadas mudas de pau-brasil, em que se mostrou desde a coleta de sementes até o plantio em viveiro e no campo.
Os inscritos no workshop botaram a mão na massa — ou melhor, na terra — e plantaram mudas no próprio Bosque e às margens do Riacho Piauí, que perpassa aquela área verde.