Tudo começou em 2018, quando a Coordenadoria de Comunicação, Relações com as Comunidades e Institucionais decidiu criar um veículo de comunicação interna que chegasse a todos os nossos empregados.
O projeto foi levado à frente e consolidado junto ao nosso gerente geral de Operação, Tony Lima, que é um grande apoiador e entusiasta da boa informação.
“A Comunicação deveria ser uma disciplina nas escolas e faculdades. É a partir dela que todas as interações humanas acontecem”, disse Tony durante a audiência pública virtual do Projeto Caboclo, no mês passado.
A partir dessa máxima, podemos perceber que a MVV tem o objetivo, portanto, de ser transparente também com todos aqueles que fazem a nossa empresa.
Por isso, o seu reforço diário na manutenção da informação direta, precisa e acessível a todos os públicos, interna e externamente.
Nesta edição, estamos comemorando a de #100 do nosso MVV NEWS, este jornal digital interno que você, leitor(a), ora lê em seu smartphone ou computador.
A periodicidade dele é semanal, como prevista ainda lá em 2018, trazendo notícias sobre a nossa planta de beneficiamento, segurança, meio ambiente, saúde ocupacional, relacionamento com as comunidades vizinhas e as cidades onde nosso empreendimento está inserido, fatos relevantes para a nossa empresa, visitas institucionais, conquistas de metas e avanços de modo geral.
Além disso, há uma editoria específica chamada “Você Sabia” falando um pouco da história de vida de cada um que está erguendo esse sonho no interior de Alagoas, sempre com um perfil-homenagem sobre um empregado ou empregada do nosso time. Essa editoria agora é quinzenal (saiba mais aqui).
No início, uma das redatoras era a nossa analista de Relações Comunitárias, a assistente social Gyslane Chaves, trazendo sempre informações preciosas sobre o envolvimento da nossa empresa com os moradores da área de influência direta (AID) e assuntos relacionados à planta.
“A experiência foi muito desafiadora, um aprendizado enorme, que foi se aprimorando com a chegada de outros membros da área de comunicação na equipe”. Segundo ela, com a chegada do Marcos Vinícius Oliveira, analista de Comunicação e Sustentabilidade, o MVV NEWS ganhou ainda mais corpo.
Em meados de 2019, outra empresa terceirizada, a Agência Lúmen, começou a atuar junto ao periódico digital, desta vez agora com Marcos Vinícius Oliveira como pauteiro e editor.
“Quando cheguei, recebi a missão de escrever o MVV NEWS. De primeira, ‘fechei’ novas editorias, a fim de ficar mais fácil de ler esse jornal. Como tudo ainda estava no começo, era difícil ‘fechar’ as pautas. Depois, com o avanço do nosso Projeto, tudo foi fluindo. Tivemos mais pautas e mais histórias para contar”, conta Marcos.
Desde o começo deste ano, ele “passou o bastão” para a analista de Comunicação e Sustentabilidade da MVV, a jornalista Carla Gomes, sendo ela agora a editora do jornal.
“Ele está em ótimas mãos com a Carla! Tenho muito carinho por esse veículo. É muito importante o trabalho que é feito nele. A Carla e a Agência Lúmen, na pessoa do jornalista Breno Airan, estão caprichando mais a cada dia. Tem ficado mais interessante de ler com essa nova forma de redação que tem aproximado mais a gente da nossa empresa”, reforça Marcos Oliveira.
Para Carla, manter informado e atualizado o nosso público interno, com intencionalidade, é um grande desafio.
“Não estamos aqui apenas para ‘informar por informar’, mas para que haja uma comunicação efetiva que chegue até os nossos empregados, de fato. Importante frisar que o MVV NEWS é semanal. Nosso intuito é que ele seja um reflexo nosso, democrático, fidedigno ao que os leitores desejam e que sirva como espaço de troca — uma espécie de via de mão dupla de emissão e recepção de conteúdo institucional”, coloca a analista.
Com o MVV NEWS, estamos vivenciando esse novo jeito de fazer mineração e de fazer comunicação. Isto é, estamos nos aprimorando a cada nova edição do semanário trazendo o melhor conteúdo possível.
“A curadoria de conteúdo e o tom de voz que temos usado — aproximando mais os nossos empregados — são muito importantes dentro de todo o nosso Planejamento de Comunicação”, diz Carla.
Segundo ela, haverá em breve uma Pesquisa de Percepção de Cenário Interno, que faz parte desse Planejamento de Comunicação da nossa empresa. Outro tópico é a criação de um Comitê de Comunicação, com titulares e suplentes, para que a nossa comunicação interna seja mais fluida.
Essa transformação na forma de comunicar se deve, sobretudo, pela chegada em novembro de 2020 do coordenador de Comunicação, Relações com as Comunidades e Institucionais da MVV, o comunicólogo com habilitação em Relações Públicas e mestre em Sustentabilidade na Mineração, Mário Lima.
“A comunicação interna tem um papel fundamental em uma empresa como a MVV, unindo os vários setores que interagem entre si através da boa informação e dos desafios em comum. Isso faz com que os vários departamentos da nossa empresa tenham o mesmo nível de informação e possam alcançar os objetivos propostos pelo nosso grupo em curto, médio e longo prazo. Fica claro como cada departamento nosso é importante no alcance dos resultados”, ressalta Mário.
De acordo com ele, é um grande desafio fazer um veículo semanal que represente os interesses não apenas da empresa, mas dos empregados, afinal, a comunicação é atual, é dinâmica, está sempre em movimento.
“Além de levarmos informação de qualidade, essa informação tem que ser de interesse de todos”, conta. Para ele, esse é um trabalho árduo, que envolve pesquisa de quais assuntos relevantes precisamos compartilhar com os nossos empregados.
“A respeito dessa edição #100, estamos nos preparando para a Operação e essa marca é muito representativa, porque ela nos faz refletir onde estamos enquanto comunicação interna e como podemos torná-la ainda mais interativa. Os nossos empregados merecem e devem estar bem informados, visto que a boa informação nos blinda das famosas ‘fake news’ [notícias falsas] para entendermos, de fato, o caminho certo e propor soluções aos desafios que surgirem no dia a dia. A nossa empresa não será bem sucedida se cada setor nosso estiver em caminhos diferentes. Precisamos caminhar juntos e a comunicação institucional é esse elo”, finaliza o nosso coordenador de Comunicação, Relações com as Comunidades e Institucionais.
Tudo isso para que as informações circulem amplamente entre todos os setores da nossa empresa, sempre com transparência, ética e responsabilidade. Vida longa ao MVV NEWS!