Há pouco mais de 50 anos, em 28 de abril de 1969, uma explosão numa mina norte-americana vitimou 78 trabalhadores. Em memória dessas e de todas as outras vítimas de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho e, principalmente, para evitar que fatos como esse se repitam, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) instituiu essa data como sendo o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho, reverenciado nesta terça-feira (28).
A falta de uma cultura de prevenção da saúde e da segurança no trabalho pode acarretar em graves acidentes.
A data é um manifesto de defesa ao trabalho decente, seguro e saudável, em qualquer que seja o setor. O que começou com um dia de luto pela morte, transformou-se em um dia de luta pela vida.
[vplayer id=5145]
Confira a mensagem especial deste vídeo sobre as Regras de Ouro da MVV
No Projeto Serrote da Mineração Vale Verde (MVV), as equipes estão sempre focadas na prevenção, tendo a segurança em primeiro lugar para garantir que todos os trabalhadores retornem para suas casas ao final do dia de trabalho, com sua integridade física e saúde preservadas.
Esse é um compromisso e um dever de cada trabalhador: cuidar de si próprio e do colega de trabalho.
Para isso, a companhia segue investindo neste que é seu principal valor. De 2019 para cá, houve ações diretas como treinamentos de percepção de risco, cultura organizacional e diálogo comportamental; a manutenção do Diálogo Diário de Segurança (DDS); o curso teórico e prático de Primeiros Socorros; a inauguração de um novo ambulatório no site do Projeto, com exames anuais dos empregados; o Gerenciamento dos Maiores Riscos (GMR); o treinamento de incêndio com a Brigada de Emergência; a vacinação contra a Influenza; a realização da 12ª Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPATMIN), tendo o tema “Cuidados Com as Mãos”; as reuniões semanais dos departamentos de SSO para alinhamento com empresas contratadas; a atuação constante da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes na Mineração (CIPAMIN); o cardápio com enfoque na alimentação saudável e nutritiva da Gávua Refeições Corporativas, que dispõe de café da manhã e almoço no refeitório; a parceria com a Unimed Metropolitana do Agreste, com projetos como o “Mude 1 Hábito”, que fez no site diversos exames laboratoriais, bioimpedância e palestra; e, por último e não menos importante, as medidas preventivas dentro e fora do Projeto Serrote no tocante ao combate à transmissão do novo coronavírus (COVID-19).
Segundo o coordenador de Saúde e Segurança Ocupacional (SSO) da Mineração Vale Verde, Rogério Costa, as pessoas — os empregados e os terceirizados — são realmente a coisa mais preciosa do Projeto, para além do concentrado de cobre.
“Todos os dias, chegamos no Projeto com o intuito de vir e de voltarmos inteiros para nossas casas, física e mentalmente. Esse é um investimento que a MVV tem feito como sendo um valor, não uma obrigação. Por isso, sempre estamos trazendo novos olhares, a exemplo do comportamento seguro. Toda vida importa”, pontua Rogério Costa.
Essa mudança de cultura situa cada trabalhador da companhia como um multiplicador dessa mensagem sempre presente de segurança e saúde no ambiente laboral, local onde passamos um ou dois terços do nosso dia.