No último dia 23, houve uma plenária no município de Delmiro Gouveia-AL, na Universidade Federal de Alagoas (Ufal), envolvendo o Comitê de Bacia da Região Hidrográfica do Sertão do São Francisco (CBRHSSF).
Na oportunidade, após processo eleitoral para composição dos membros do CBRHSSF, foram apresentados os novos integrantes do Comitê, tendo a nossa empresa conquistado uma das cadeiras para composição do referido colegiado.
USUÁRIOS DA ÁGUA
A plenária foi a de eleição dos Usuários da Água. O Comitê em si é um colegiado que reunirá para debater e definir ações de interesse comum em relação aos usos da água nesse território onde estamos inseridos, estando ele dividido em três grupos: poder público, usuário da água e sociedade civil organizada.
“Estarmos integrados nesse Comitê é uma honra para nossa empresa, pois entendemos a água como um bem essencial e que precisa, ao máximo, ser economizado e reaproveitado. A utilização da água tem que ser feita de forma consciente”, diz Carlla Queiroz, analista ambiental da nossa empresa.
Junto à MVV neste tópico de usuários de recursos hídricos, estão também representantes da agricultura irrigada e pecuária, abastecimento público de água, esgotamento sanitário, indústria, hidroelétrica, turismo, lazer e piscicultura e pesca.
Na oportunidade, tomaram posse o presidente do CBRHSSF, Reginaldo Silva, secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Inhapi; a vice-presidente, Tânia Costa, coordenadora do Alto Sertão do São Francisco e representante da Emater; e o secretário, Thiago Santos, diretor Municipal de Meio Ambiente de São José da Tapera (saiba mais aqui).
A criação do CBRHSSF é um importante passo para discutir e compartilhar os diferentes usos das águas e reduzir os conflitos e complexidades da região, que abrange uma extensão de 10 mil km quadrados, atendendo a 38 municípios alagoanos.