Sabemos que uma mudança de comportamento não ocorre de uma hora para outra e que, às vezes, pode ser muito difícil transformar ou consolidar uma cultura em um ambiente de trabalho.
E quando se fala em segurança ocupacional, esse é o principal desafio da Segurança Baseada no Comportamento (BBS, da sigla em inglês), iniciativa em implantação pela área de Saúde e Segurança Ocupacional da Mineração Vale Verde (MVV).
Ela acontece em paralelo ao Gerenciamento de Maiores Riscos (GMR), uma série de eventos do Projeto Serrote com foco em Segurança Ocupacional.
“Nossa intenção é não termos acidente algum no Projeto. Com a Segurança Baseada no Comportamento em nosso dia-a-dia, os empregados da MVV e terceirizados vão perceber uma melhoria contínua. Isso é importante também para identificarmos barreiras e agirmos de forma preventiva”, menciona Rogério Costa, coordenador de SSO da empresa.
O gestor da área acrescenta que “Esta ação contribui com a redução de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais, pela substituição dos comportamentos de risco por comportamentos seguros em todos os ambientes”.