MVV atenta para cuidados com movimentação e içamento de cargas

19 de setembro de 2019
Por Agência Lúmen
GMR

Nesta quinta-feira (18) aconteceu mais uma edição do Gerenciamento de Maiores Riscos, o GMR, na Mineração Vale Verde (MVV).

Gestor Marco Magalhães realizou a palestra (Foto: Claudivan Santos/ Zóio Comunicação)

É a quarta vez que todos param as suas atividades no Projeto Serrote no intuito de investir seu tempo para falar de Segurança do Trabalho, item dos mais importantes para a condução do dia a dia na empresa.

O evento ocorreu na Fazenda Melancia, em Craíbas-AL, com presença dos empregados MVV e terceirizados.

Desta vez o tema atentou para os cuidados na “Movimentação e Içamento de Cargas”, levando palestra, o teatro do Serviço Social da Indústria de Alagoas (Sesi/AL) e uma demonstração realizada por professores do Centro Atlético Força de Campeão (CAFC).

Os profissionais do CAFC realizaram um exercício físico com a plateia (Foto: Claudivan Santos/ Zóio Comunicação)

NR 11

Quem conduziu o papo durante a palestra foi Marco Magalhães, gerente de Obras da MVV, enfatizando em sua palestra a Norma Regulamentadora (NR) 11.

Ela discorre justamente sobre as medidas obrigatórias de segurança para operação de elevadores, guindastes, transportadores industriais e máquinas transportadoras.

O assunto é providencial, tendo em vista o avanço nas obras do site e contratação de novas empresas que irão atuar no Projeto. Em breve, este tipo de operação será cada vez mais recorrente.

Grupo teatral do Sesi/AL mais uma vez interagiu com todos (Foto: Claudivan Santos/ Zóio Comunicação)

“Há toda uma matemática por trás do içamento de cargas, bem como cuidados com cabos e cordas, pontos de amarração, sinalização do local, condições atmosféricas e de terreno, acessórios adequados dos habilitados a operar as máquinas e sinais de comunicação para quem estiver embaixo ajudando na movimentação. É essencial que a segurança esteja sempre em primeiro plano”, diz Marco Magalhães.

No local, houve ainda a apresentação cênica do grupo de teatro do Sesi/AL e uma explanação dos professores de Educação Física do CAFC.

Nosso corpo é o primeiro instrumento para a movimentação de cargas (Foto: Claudivan Santos/ Zóio Comunicação)

Eles realizaram um exercício físico direcionado à plateia. Em seguida, mostraram posturalmente como se deve pegar peso no cotidiano.

Para finalizar, houve uma dinâmica com pessoas das várias empresas prestadoras de serviço que assistiram ao GMR. O objetivo era adivinhar o peso de cada peso levantado pelos especialistas — teve medalha e tudo.

Ganhadores da dinâmica recebendo suas detalhes e souvenirs do CAFC (Foto: Claudivan Santos/ Zóio Comunicação)

“Com isso, a gente traz a seguinte perspectiva: o nosso corpo é o primeiro veículo para o ‘içamento’ de qualquer carga. Precisamos cuidar dele bem, ter segurança em nossos atos. Assim poderemos operar, depois, qualquer máquina com o bom funcionamento dele”, pontua o professor João Carlos Oliveira. Ao seu lado, realizando as demonstrações, o professor Willames Inácio, também do CAFC.

OUTROS REGISTROS