A cidade de Arapiraca sediará uma importante capacitação sobre o cultivo planejado e protegido de horticultura e a Mineração Vale Verde (MVV) será uma das parceiras, juntamente com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), organizadora do evento.
Além dessas empresas, uniram-se à pauta verde a Universidade Federal de Alagoas (Ufal); a Universidade Estadual de Alagoas (Uneal); o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Alagoas (Sebrae/AL); a Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura; e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Arapiraca.
No último dia 4 deste mês, aconteceu uma videoconferência contando com representantes de todos os parceiros, inclusive o prefeito de Arapiraca, Rogério Teófilo.
De acordo com o coordenador de Meio Ambiente do Projeto Serrote da MVV, André Maia, que participou da reunião virtual, a intenção é realizar o evento em dois momentos, a depender da abertura gradual das atividades por conta do momento em que estamos passando devido ao novo coronavírus (COVID-19).
A pretensão é que haja uma capacitação no final deste ano, na região do Cinturão Verde de Arapiraca. A empresa produtora de mudas Semear Agropecuária irá ceder seu espaço para essa primeira parte do curso. Já o segundo momento deve ocorrer em 2021.
“Estamos felizes em participar desse grande evento, reunindo importantes instituições e que certamente beneficiará muita gente na nossa região”, diz André Maia.
Por ora, está tudo em fase de planejamento – haverá instrutores, técnicos de apoio e espaço para a realização do evento, que é direcionado aos agricultores alagoanos.