A atual gestão da nossa Comissão Interna de Prevenção de Acidentes na Mineração (CIPAMIN) instalou quadros com os Mapas de Riscos em cada um dos prédios da nossa empresa aqui na Mina Serrote, em Craíbas.
Neste documento está contido o Mapa de Risco específico para cada local. Desde esta semana, os mapas estão dispostos nos Escritórios Administrativos (Bloco 1 e Bloco 2); Refeitório Principal; Vestiários; Oficina da Planta; Sala de Controle; Portaria Principal; Apoio ao Caminhoneiro; Central de Materiais Descartáveis (CMD); Paiol de Explosivos; Centro de Treinamento; Ambulatório; Laboratório; Almoxarifado; e demais áreas, além de, futuramente quando reinaugurado, no Centro de Educação Ambiental (CEA), situado na Fazenda Uruçu.
Segundo o supervisor de Segurança Patrimonial da nossa empresa e integrante da CIPAMIN, Anderson Neves, isso dá ainda mais Segurança para os nossos empregados(as) e terceirizados(as), que, desse modo, ficam a par dos eventuais riscos de cada prédio.
Vale ressaltar que a Segurança é o principal valor da nossa empresa e a CIPAMIN sempre está se antecipando a incidentes dentro do empreendimento, prevenindo-os e conscientizando a todos e todas.
De acordo com o técnico em Segurança do Trabalho, Thiago Ribeiro, um “Mapa de Risco” é uma representação gráfica de um conjunto de fatores presentes nos locais de trabalho, capazes de acarretar prejuízos à saúde dos nossos trabalhadores, incluindo acidentes e doenças relacionadas ao trabalho.
Os mapas são elaborados a partir de uma planta-baixa ou croqui das edificações, inserindo círculos com tamanhos que representam a gravidade dos riscos (pequeno, médio e grande) com cores que representam os tipos de riscos existentes (físicos, químicos, biológicos, ergonômicos e/ou de acidentes).
Os mapas em questão estão todos bem visíveis, posicionados em locais estratégicos, permitindo que os empregados visualizem os riscos e medidas de controle que deverão ser adotadas antes de acessar cada área.