O Hospital de Emergência Dr. Daniel Houly é referência no atendimento de politraumatizados no Agreste, Sertão e Baixo São Francisco e está situado na rodovia AL-220, em Arapiraca.
Segundo dados fornecidos pela assessoria do HE do Agreste, como é conhecido o centro de saúde, de janeiro a julho de 2020, cerca de 5.500 pacientes que passaram por lá foram vítimas de colisões e quedas de motocicletas.
Esse é um importante número se for colocado em paralelo aos demais. Das mais de 6 mil vítimas de trânsito atendidas por lá neste ano, portanto, 91% vêm dos sinistros envolvendo motos.
Por outro lado, ainda de acordo com o levantamento, o número de óbitos registrou uma queda significativa: de janeiro até 20 de julho do ano passado, 12 pessoas não resistiram aos traumas dos acidentes. No mesmo período deste ano, sete pacientes morreram, o que representa uma redução da ordem de 42%. As estatísticas também mostram que a maioria das vítimas é de jovens do sexo masculino, com idade entre 20 e 29 anos de idade, sendo dois dos principais motivos a ausência do uso de capacete e o consumo de bebidas alcoólicas.
Recentemente, neste mês de julho, os empregados da Mineração Vale Verde (MVV) realizaram a votação do Termo Aditivo ao Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2019/2021 e um dos itens referia-se justamente à regra de segurança de restrição ao uso de motocicletas e similares no trajeto entre residência-trabalho-residência (saiba mais aqui).
A maioria foi favorável à medida, evitando assim acidentes de percurso. Esses empregados passam, dessa forma, a utilizar os transportes oferecidos diária e gratuitamente pela própria companhia.
CAMPANHA INTERNA
Ao longo do ano de 2019, a MVV investiu bastante no tocante à comunicação interna. Campanhas foram realizadas para interagir de forma mais direta com os empregados e terceirizados do Projeto Serrote em Craíbas-AL.
Uma delas foi a peça midiática “A Vida É Um Sopro”, um alerta ao risco de acidentes de moto no trajeto até à portaria principal, quando a entrada ao site se situada ainda na Fazenda Melancia.
O intuito da campanha foi enfatizar a premissa de Segurança em primeiro lugar, um dos principais valores da empresa, mostrando que, sem pressa, chegamos inteiros ao nosso destino e aos braços da nossa família.