Neste sábado (21), haverá a primeira edição do Simulado de Emergência da Barragem da Mina Serrote, aqui em Craíbas, envolvendo os moradores da Zona de Autossalvamento (ZAS).
Desse modo, os nossos empregados(as) estão sendo engajados(as) para participarem ativamente desta simulação, enquanto líderes e facilitadores nos Pontos de Encontro e no Posto de Comando da MVV.
Nesta sexta-feira (20), ocorreu no auditório do Centro de Educação Ambiental (CEA) um importante treinamento interno de preparação dos últimos detalhes desta atividade crucial, prevista pela legislação vigente.
No local, um roteiro foi abordado, com esclarecimentos da Coordenação da Barragem, SSMA e RICC (Comunicação).
“Participar das ações do Simulado nos faz perceber o compromisso que a MVV tem com todos os colaboradores, stakeholders e comunidades. No último dia 18, participei do Seminário Orientativo onde, no momento do credenciamento, tive a oportunidade de recepcionar os moradores que estão localizados na área da ZAS e pude ver nos olhos de cada morador o interesse de receber informações tão importantes, como também a gratidão pelo comprometimento da Mineração Vale Verde para cada família”, diz o analista de Suprimentos da nossa empresa, João Silva, que também esteve presente neste treinamento.
O Simulado é, inclusive, uma das 10 metas para este ano no Programa #MVV36, sendo um alvo previsto para o dia 15/06, com vistas à importância dessa ação. Com a execução deste item, estaremos em breve “batendo” mais uma meta de forma exitosa.
Vale lembrar que a nossa barragem é segura e que esta simulação é uma determinação da nova lei de barragens em nosso país, justamente após as tragédias ambientais em Minas Gerais.
O nosso Simulado será realizado regularmente, a fim de que todos os atores envolvidos (MVV, autoridades e moradores da ZAS) possam encontrar pontos de melhoria, ano após ano, mesmo sendo mínima a incidência de um cenário de crise real na Barragem Serrote.
Quem está à frente desta simulação é a Defesa Civil, junto à nossa empresa, tendo sido convidados diversos órgãos competentes.
Outra ação de engajamento foi o Ponto de Informação, no Posto de Comando na comunidade Salgado, nesta quinta (19) e sexta (20) para esclarecer eventuais dúvidas da população local.