Jornalistas visitam MVV e conhecem suas instalações

9 de janeiro de 2020
Por Agência Lúmen
VISITA-JORNALISTAS-3

A comunicação é um dos mais importantes pilares da sociedade moderna. Sem a mídia, o povo fica desassistido de informações relevantes e, sobretudo, verdadeiras.

Eles visitaram vários pontos do Projeto (Foto: Zóio Comunicação)

Por isso, a convite do departamento de Assuntos Corporativos e Regulatórios (CORA) da Mineração Vale Verde (MVV), três influentes comunicadores de Alagoas participaram de uma reunião e um tour pelas instalações do Projeto Serrote nesta quarta-feira (8).

O intuito foi mostrar o que vem sendo feito e o que está por vir, com a previsão de cerca de 1.200 novos empregos diretos sendo gerados na região agrestina em breve.

CORA, comunicadores e o gerente Tony Lima ao final da reunião (Foto: Zóio Comunicação)

Os radialistas Nasário Silva (Pajuçara FM) e José Rocha (Novo Nordeste FM), ambos atuantes em Arapiraca, e o jornalista Mozart Luna (TV Mar, Gazetaweb, Gazeta de Alagoas), de Maceió, participaram do encontro, que contou com a presença do gerente Geral da MVV, Tony Lima.

Ele explicou o andamento das obras civis industriais, abertura da mina e construção da barragem de rejeitos, elencou diversas parcerias feitas em 2019 beneficiando empresas (Programa de Desenvolvimento de Fornecedores) e moradores da região (Programa de Qualificação Profissional) e destacou conquistas, como a recente certificação internacional da UNESCO por conta das práticas ambientais relevantes da MVV, no seu Centro de Educação Ambiental (CEA), situada na Fazenda Uruçu.

O grupo conheceu de perto o Centro de Educação Ambiental (Foto: Zóio Comunicação)

O CEA, inclusive, foi um dos pontos do roteiro realizado através de uma van com os comunicadores conhecendo as instalações de perto, devidamente dispondo dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI).

Além do Centro de Educação Ambiental – onde conferiram o viveiro de mudas, o “santuário” de cactus, a horta medicinal e a criação de abelhas sem ferrão -, eles passaram pelo afloramento; pela árvore-símbolo da MVV, a Timbaúba; pelos paióis, onde ficarão os explosivos para detonação das rochas; pelos antigos prédios administrativos na Fazenda Melancia; e pelas obras, incluindo o britador primário.

“Eu fiquei encantado, primeiramente, pela grandiosidade do Projeto em si. Até entendo o porquê da ‘demora’ para ele se consolidar, mas é porque envolve muita coisa, muitas pessoas, muitos processos e toda uma região, já que lida com a compra de terras e há o remanejamento das famílias locais”, diz José Rocha, da Novo Nordeste FM.

Nasário Silva, da Pajuçara FM, que é natural da cidade de Craíbas, também ficou bastante contente com o que presenciou.

Eles seguiram também até o afloramento (Foto: Zóio Comunicação)

“Participei das primeiras reuniões do Clube Social de Craíbas e lá já se comentava, há cerca 10 anos, da vinda da MVV para cá. Tenho desde então acompanhado a evolução. Agora, a gente tem a sensação que tudo aquilo que foi planejado está muito próximo de ser colocado em prática. Eu já tinha vindo em outras visitas, mas cada vez me surpreendo mais”, pontua ele, acompanhado de seu filho, o jornalista Nasário Silva Júnior.

Já o empregado das Organizações Arnon de Mello, Mozart Luna, veio para conhecer o Projeto pela magnitude do investimento do grupo Appian Capital Brazil, com previsão de R$ 700 milhões para toda a construção do empreendimento para beneficiamento do minério de cobre.

Todos conferiram de perto o trabalho realizado no viveiro do CEA (Foto: Zóio Comunicação)

“Há aqui uma aplicação em dinheiro muito grande, que muda os ares da região. Estamos ainda reunindo informações para ver como vai funcionar o Projeto, mas já nota-se uma política de envolvimento muito grande com a comunidade e um interesse verdadeiro com a pauta ambiental”, comenta Luna.

Feliz com a visita e servindo ele próprio de guia durante todo o trajeto, o gerente geral Tony Lima afirmou que a MVV está de portas abertas também para estudantes e para a sociedade em geral.

OUTROS REGISTROS