A nossa empresa está inovando o modo de repassar informações aos nossos empregados(as) e terceirizados(as) na Mina Serrote, além de trabalhar com o aspecto lúdico, deixando ainda mais viável o entendimento do que se quer passar.
A MVV adotou o Plano de 8 Semanas desde 2022, mas só recentemente está realizando uma espécie de cascateamento operacional.
Para isso, a nossa empresa criou do zero um jogo para, inicialmente, integrar os operadores que atuam no setor da Mina.
O referido Plano acontece semanalmente, sempre com reuniões entre as lideranças e gestores às quartas-feiras, com o plano começando a vigorar no dia seguinte, isto é, quinta-feira, compreendendo uma semana exata de atividades. E toda semana, roda novamente.
Segundo a analista de Planejamento Integrado da MVV, Júlia Barbosa, o intuito dele é termos maior aderência aos nossos KPI (indicadores-chave de desempenho). Para isso, são definidas várias premissas (de produção, sobretudo).
“Desse modo, temos a previsibilidade daquela semana seguinte de uma forma mais detalhada e, ainda, uma visão das 8 semanas seguintes. Toda semana, a gente roda 8 semanas para frente. Em outras palavras, temos sempre em mãos o que ocorrerá nos próximos 2 meses. Esse plano sempre ficava com as nossas equipes envolvidas na gestão e liderança. O nosso desafio agora está sendo cascatear este plano de forma operacional. Acabamos de aplicar a 1ª etapa desse programa no setor da Mina, aqui no site em Craíbas, envolvendo empregados efetivos da área e os terceirizados da Fagundes, incluindo todos que atuam no turno — com ênfase nos operadores, despachantes, supervisores e técnicos de qualidade, profissionais estes que acompanham as turmas 24h/dia na escala 4 por 4”, diz Júlia.
Ainda de acordo com ela, por exemplo, o operador de caminhão lá da Mina entenderá todo o fluxo, precisando que ele faça x viagens naquele dia ou naquela hora prevista dentro do Plano.
“Por esse motivo, criamos este jogo. Para ficar mais acessível o entendimento de todas as partes envolvidas, evitando ruídos de comunicação e garantindo assim maior estabilidade do que foi acordado, sempre de forma segura, responsável e inteligente. Vamos supor que, no Plano, há a necessidade de entregar 16 mil toneladas na Britagem Primária. Em miúdos, o que isso significa para o operador de caminhão, se ele faz viagens de 34 toneladas/cada? Ele não vai ficar somando ou multiplicando. A forma que nós achamos de isso ser mais prático para o entendimento pleno na Operação é pelo número de viagens. Então, o encarregado terá em mãos o Plano já traduzido com número de x viagens a serem feitas. Por exemplo: ‘Hoje, terei que entregar 10 viagens de oxidado por hora’. Se houver só uma escavadeira atuando, esse operador saberá que apenas ele poderá realizar essa entrega. Então fica tudo mais claro”, pontua a analista de Planejamento Integrado.
Além da aplicação, o jogo em si foi todo elaborado por Júlia Barbosa, tanto o tabuleiro descritivo, como as perguntas que estão nas cartas (com contribuições dos times de SSO e Manutenção). A jogabilidade é bem simples, emulando os certames convencionais com uso de dados.
Inicialmente, o “Jogo da Operação – Cascateamento Operacional” contou com 3 turmas, cada uma com 10 grupos, divididas no setor da Mina.
Há cartas de sorte e revés (em sorte, o indivíduo ganha viagens; em revés, ele perde viagens), além de perguntas estratégicas, como “Qual a velocidade máxima permitida dentro da Mina?”. No caso, aqui no site, é de 40 km/h. Se o jogador acertar, avança algumas casas “ganhando algumas viagens a mais”, conforme os dados.
“Essencialmente, fazemos esse link entre ‘número de viagens’ dentro do jogo para o que o Plano preconiza, no fim das contas. Nossos operadores de caminhão precisam estar atentos a esse ‘número de viagens’ para que a entrega seja efetiva e a Planta rode o que foi detalhado em planejamento prévio, levando minério na Britagem com Segurança, qualidade e na quantidade correta”, comenta ela.
Quem consegue “chegar lá primeiro”, ganha brindes da Fagundes. Nem sempre é possível concluir o jogo em apenas 1h (que é o tempo da dinâmica, geralmente), e a turma que tiver avançado mais leva os prêmios.
“Ao final, explicamos o intuito do jogo e detalhamos o Plano de 8 Semanas, de maneira direta”, conclui Júlia.
A última rodada ocorreu nesta quinta-feira (18) com os operadores da Mina. O jogo será agora adequado/adaptado para a Planta (com início previsto para fevereiro próximo) e, depois, para a Manutenção, contemplando assim as três grandes áreas operacionais da MVV.