O mês de janeiro é relacionado a cor branca, que simboliza a importância de cuidarmos de nossa saúde mental. Por preconceito, ainda existe o mito de que apenas os que apresentam transtornos clínicos ou possuem familiares ou amigos nesta situação devem se preocupar com o tema, mas ele é de interesse de todos.
Por isso, cada ser humano é único, e a busca por um psicólogo, psiquiatra ou outro profissional qualificado não tem regra específica. Deve-se procurar um especialista quando a pessoa não se sente bem com seu interior ou no convívio com seus pares, amigos ou familiares, estressado, desanimado etc.
A equipe de Saúde e Segurança (SSO) da Vale Verde vem abordando o tema e a importância de seus empregados buscarem uma motivação prazerosa, que proporcione momentos de felicidade no ambiente de trabalho e fora do expediente, melhorando sua qualidade de vida e seu bem-estar.
Se você ou algum colega apresenta uma ou mais das características acima, procure a medicina do trabalho. Sua conversa será totalmente confidencial e poderá te ajudar. O teste abaixo é apenas um indicativo e não substitui, de forma alguma, o diagnóstico feito por um especialista, mas pode contribuir com a identificação desta necessidade.
Responda à pergunta abaixo com:
Nenhuma vez / Dois ou três dias / Mais da metade dos dias / Praticamente todos os dias
Nas últimas duas semanas, com que frequência você se sentiu mal por alguns destes problemas?
- Pouco interesse ou prazer em fazer as coisas.
- Ficar para baixo, depressivo ou sem esperança.
- Dificuldades para pegar no sono, insônia ou dormir demais.
- Muito cansaço ou falta de energia.
- Apetite reduzido ou exagerado.
- Se sentir mal – você se considera fracassado ou acha que desapontou os seus familiares e amigos.
- Problemas de concentração para realizar suas tarefas, ler notícias ou ver televisão.
- Se locomover ou falar muito devagar, a ponto de outras pessoas notarem.
- Pensar que seria melhor morrer, ou ter vontade de se machucar.
- Se você passou por problemas ou dificuldades, foi muito difícil superá-los.
Resultado: Se você respondeu “mais da metade dos dias” ou “praticamente todos os dias” para mais de quatro tópicos (ou se concorda com o item 9), você deve consultar um psiquiatra.
Fonte: https://saude.abril.com.br/bem-estar/teste-voce-esta-com-depressao/