A inteligência emocional é provavelmente a competência mais importante para o crescimento profissional. Apesar do conhecimento técnico ser indispensável para exercer qualquer função, a capacidade de gerenciar emoções está ganhando cada vez mais importância no mundo corporativo. Essa habilidade confere ao profissional, entre outras competências, a capacidade de lidar com adversidades, gerenciar pessoas e entregar resultados sob pressão – demanda cada vez mais recorrentes nas empresas.
Trata-se, em linhas gerais, de reconhecer os sentimentos e dar espaço para que eles se manifestem de maneira equilibrada. Inteligência emocional é manter-se íntegro, mesmo quando tudo desaba à sua volta. É controlar a euforia, excitação e alegria diante de uma vitória e dar vazão à tristeza, à raiva e ao medo de maneira moderada e prudente.
Fortalecer a resiliência emocional é um processo que exige coragem para o autoconhecimento: ela exige que o profissional esteja disposto a se conectar com aquilo que ele é, de fato. Estar em sintonia com a pessoa que se é e se aceitar é um passo essencial para se tornar um profissional e uma pessoa de sucesso.
Para saber mais, leia os livros:
- Inteligência Emocional, Daniel Goleman
- Inteligência Emocional 2.0, Travis Bradberry e Jean Greaves
- Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes, Stephen R. Covey
- Educar com Inteligência Emocional, Maurice J. Tobias, Steven E. e Friedl Elias
- Bússola para navegadores emocionais, Elsa Punset