Inteligência emocional: como posso melhorar meu trabalho?

18 de janeiro de 2019
Por Gyslane Chaves

A inteligência emocional é provavelmente a competência mais importante para o crescimento profissional. Apesar do conhecimento técnico ser indispensável para exercer qualquer função, a capacidade de gerenciar emoções está ganhando cada vez mais importância no mundo corporativo. Essa habilidade confere ao profissional, entre outras competências, a capacidade de lidar com adversidades, gerenciar pessoas e entregar resultados sob pressão – demanda cada vez mais recorrentes nas empresas.

Trata-se, em linhas gerais, de reconhecer os sentimentos e dar espaço para que eles se manifestem de maneira equilibrada. Inteligência emocional é manter-se íntegro, mesmo quando tudo desaba à sua volta. É controlar a euforia, excitação e alegria diante de uma vitória e dar vazão à tristeza, à raiva e ao medo de maneira moderada e prudente.

Fortalecer a resiliência emocional é um processo que exige coragem para o autoconhecimento: ela exige que o profissional esteja disposto a se conectar com aquilo que ele é, de fato. Estar em sintonia com a pessoa que se é e se aceitar é um passo essencial para se tornar um profissional e uma pessoa de sucesso.

Para saber mais, leia os livros:

  1. Inteligência Emocional, Daniel Goleman
  2. Inteligência Emocional 2.0, Travis Bradberry e Jean Greaves
  3. Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes, Stephen R. Covey
  4. Educar com Inteligência Emocional, Maurice J. Tobias, Steven E. e Friedl Elias
  5. Bússola para navegadores emocionais, Elsa Punset

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