Representantes do Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA/AL), do Tribunal de Contas do Estado de Alagoas (TCE/AL), das Defesas Civis de Craíbas e Arapiraca e das secretarias de Agricultura e de Meio Ambiente de Craíbas estiveram no início desta semana fazendo visitas institucionais em nosso empreendimento, aqui em Craíbas.
Com o retorno do nosso Programa Portas Abertas da MVV, esses encontros presenciais têm se intensificado nos últimos dias, tendo sido retomado com a vinda dos líderes comunitários da área de influência direta (AID) para dentro do site e também dos vereadores de Craíbas (veja como foi aqui e aqui).
O IMA e o TCE de Alagoas vieram na segunda-feira (20) e conferiram de perto a britagem primária, a mina e a barragem. Vale salientar que, dentro do Tribunal de Contas do Estado, há um setor de Meio Ambiente.
“Essa comissão do TCE tem dialogado bastante com os órgãos licenciadores de Alagoas — não apenas o IMA, mas também as Prefeituras —, fazendo o acompanhamento da maior parte das obras públicas licenciadas. Ao nosso lado, eles tiveram o interesse de visitar a MVV, ver os processos internos desse grande empreendimento e entender o funcionamento do local. Cada vez que nós, do IMA, fazemos um novo tour pela planta, notamos a manutenção dos altos padrões de Segurança da empresa e tudo estando em dia, desde a portaria até a Operação em si”, elogia Ivens Leão, diretor-presidente em exercício do IMA/AL.
Juntamente a ele, estiveram na visita o gerente de Licenciamento do IMA/AL, Sérgio Godoy; o conselheiro substituto do TCE/AL, Alberto Pires; o diretor de Engenharia do TCE/AL, Daniel Pereira; e o analista de Contas do TCE/AL, Bergson Vasconcelos.
Já na terça (21), recebemos o coordenador da Defesa Civil de Arapiraca, Lindomar Ferreira — e sua equipe técnica composta por Samilla Galdino e José Martins —; o coordenador da Defesa Civil de Craíbas, Edmilson Brito; o secretário de Agricultura de Craíbas, Ivan Silva; e o secretário de Meio Ambiente de Craíbas, Sérgio Rocha.
Tendo a nossa barragem monitoramento 24h/dia, construída com as melhores práticas de engenharia, apresentamos todos os detalhes sobre a nossa estrutura, com presença do coordenador de Barragem da Mina Serrote, Roberto Benevides.
Além da barragem, britagem e mina, eles seguiram até a Zona de Autossalvamento (ZAS), a fim de captarem todos os detalhes do nosso Plano de Ações de Emergência para Barragens (PAEBM), com execução de um simulado a ser efetuado em breve com a população.
O nosso cuidado com os moradores da região também se refletiu na instalação de sirenes, placas de sinalização, rotas de fuga e pontos de encontro, em conformidade com a legislação brasileira, fato que os integrantes das Defesas Civis viram de perto.
“A visita nos deixou muito tranquilos com o que vimos, a respeito da Segurança na ZAS. A nossa preocupação realmente tem que ser com a vida. E, pelo que notamos presencialmente, é esse o foco da MVV e das Defesas Civis de Arapiraca e Craíbas, conjuntamente. Sigamos trabalhando em parceria”, finaliza o coordenador Lindomar Ferreira.