Sergipano de nascença, mas com toda uma trajetória de vida em terras arapiraquenses, Jaédson Oliveira, de 33 anos, ingressou na MVV como técnico de Agropecuária.
Atualmente, ele tem atuado como analista de Meio Ambiente da nossa empresa, além de ser um grande apicultor com trabalho dentro desse segmento no grupo Abelhas Sustentáveis.
O principal motivo de desenvolver os projetos de meio ambiente, aqui na MVV, é realizar uma efetiva Educação Ambiental junto às comunidades vizinhas à Mina Serrote, utilizando da melhor forma os recursos naturais necessários à nossa atividade.
“Em 2014, vim para a MVV para trabalhar com Assistência Técnica para os agricultores familiares das áreas de influência do Projeto Serrote, com o intuito de produzir meios de subsistência e gerar renda em pequenas propriedades, com pouca disponibilidade de água, o que se mostrou um grande desafio. No mesmo ano, ainda em 2014, surgiu outro desafio: atuar no Centro de Educação Ambiental (CEA) da MVV”, diz.
Estudioso da área, Jaédson foi um dos vencedores do 22º Prêmio de Excelência da Indústria Minero-Metalúrgica Brasileira, na categoria Sustentabilidade, com a apresentação do artigo “Avaliação econômica da produção de mudas em tubetes plásticos – estudo de caso do viveiro de mudas da Mineração Vale Verde”, que saiu na edição nº 403 da revista Minérios & Minerales.
“Temos ciência que o objetivo da companhia é a produção de minérios, porém, acima de seus objetivos, está a preocupação com a sustentabilidade, todo esse compromisso de atuar de maneira respeitosa com o meio ambiente e as comunidades locais. Esses reconhecimentos externos nos fortalecem como instituição e pontuam que estamos, sim, no caminho certo. Precisamos seguir pensando diferente e fazendo mais”, comenta Jaédson.
Ao lado da esposa Dayane e da pequena Maria Cecília, de 3 anos, Jaédson segue crescendo e é mais um case de sucesso da região em que estamos inseridos.