Nos dias 20 e 21 deste mês, os geólogos da Atlantic Nickel Catarina Garcia dos Santos Sinclair, Carlos Henrique de Oliveira Severino Peters e Raone Lima Vila Verde realizaram uma visita técnica às instalações da Mineração Vale Verde (MVV) em Craíbas. A Atlantic Nickel também é uma empresa brasileira de mineração que pertence ao grupo britânico Appian Capital Advisory especializada na produção de concentrado de níquel.
Além de conhecerem a geologia do Projeto Serrote e suas características, terem contato com testemunhos e visitarem afloramentos, os especialistas foram apresentados a procedimentos operacionais das atividades de sondagem, como: descrição de testemunhos, amostragem, QAQC (de Controle e Garantia de Qualidade, da sigla em inglês), banco de dados e o sistema de gestão integrada, além de observarem em campo o início da sondagem grade control, que avalia a quantidade de minério e estéril que vai para a planta de beneficiamento.
Luzimar Rêgo, geólogo da MVV, exalta a importância da troca de informações entre as empresas “irmãs”: “Aqui eles viram como são feitos vários procedimentos nossos, como inscrição geológica, amostragem e envio para o laboratório, por exemplo. Na Bahia, eles também realizam essas operações, mas o objetivo maior é unificar e trabalharmos em conjunto com um único modelo dentro do grupo Appian”, diz.