De segunda-feira (12) até esta quinta (15), houve nova edição da Exposibram, em Belo Horizonte, reunindo as principais empresas do setor minerário do nosso país.
Essa edição 2022 apresenta uma série de novidades em práticas de ESG (ambientais, sociais e de governança), iniciativas importantes que mostram como a indústria mineral tem dado passos significativos para o fortalecimento de uma mineração responsável e segura.
Foram montados stands em uma feira que pôde ser visitada por todos os participantes, servindo de vitrine para o que vem sendo feito de melhor no Brasil e no mundo.
O enfoque de muitas empresas presentes é promover o acesso, a exploração e o uso racional dos recursos minerais de maneira eficiente, mas, ao mesmo tempo, consciente. Isto é, propondo uma mineração inteligente, em linha com o que preconiza a premissa das novas tendências pelo globo.
Nesta seara, entra também o Grupo Appian Capital Brazil, que participou nesta quarta-feira (14) da mesa-redonda “Minerais críticos para transição energética”, contando com palestra de Paulo Castellari, CEO do nosso Grupo.
Ele falou sobre a “mineração do futuro” apoiados pelos dois ativos da Appian Brazil — a MVV, aqui em Craíbas, e a Atlantic Nickel, no interior da Bahia.
Respectivamente, o cobre e o níquel são grandes aliados para a Revolução Energética que já está em curso em nosso planeta, com a descarbonização na busca por um horizonte mais verde (e possível) para as próximas gerações.
Paulo também ressaltou o trabalho sério dos times de Saúde, Segurança, Meio Ambiente, Comunicação e Relações com Comunidades por todos os nossos resultados que envolvem sustentabilidade, diversidade e responsabilidade social aqui na Mina Serrote.
Castellari citou os projetos sociais realizados pela nossa empresa no Agreste alagoano e o nosso propósito de integração social. As boas práticas de gestão, direcionadas ao fortalecimento da indústria mineral responsável, igualmente foram pontuadas.
Organizada pelo Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), a Exposibram é um dos mais importantes e esperados do setor de mineração da América Latina. A edição 2022 ocorreu de forma 100% presencial — após o — e recebeu cerca de 55 mil visitantes (incluindo equipes técnicas da nossa empresa, que participaram do congresso, com palestras e minicursos com muita inovação, troca de conhecimento e geração de negócio entre os players da indústria mineral).
Confira a cobertura completa da Exposibram 2022 clicando AQUI